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quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Ordenação “ordinária” com ares “extraordinários”. Ou: A “reforma da reforma” na prática!

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Outro título: Uma ordenação “moderna” com ares “tridentinos”. Ou ainda: Mantendo a tradição do rito romano antigo/tradicional no rito romano novo/atual.

 

Os nomes são vários, e a realidade é belíssima, como se vê nas fotos.

 

Trata-se da ordenação presbiteral do Pe. Edward van den Bergh, CO, do Oratório de Londres, que foi elevado ao sacerdócio no último dia 22 de outubro pelas mãos de D. Vincent Nichols. A Missa foi na forma ordinária e concelebrada, como se vê pelos vários padres com casulas.

 

Penso, aliás, que foi uma oportunidade para um uso correto da concelebração – e não essa banalização desse modo de celebrar, como se vê por aí, em que qualquer dia e situação, bastando haver mais de um padre presente, é pretexto para concelebrar. Já que se estava diante de uma comunidade religiosa sacerdotal, em que se estava conferindo a ordenação, nada mais justo do que os padres da mesma comunidade, manifestarem a unidade do sacerdócio na concelebração. Foi pensando nessas situações que o Concílio Vaticano II previu essa hipótese e não para as “farras de concelebração” que vemos nos nossos dias, em quase todas as dioceses brasileiras.

 

Ainda que tenha sido na forma ordinária, ou rito moderno, ou rito pós-conciliar, ou Missa de Paulo VI, ou Novus Ordo, como queiram chamar, a celebração manteve a continuidade com a precedente tradição litúrgica, alguns deles expressamente previstos como opção mesmo no rito novo, outros não (mas que, por costume imemorial e por se inserirem no ethos da liturgia romana, podem ser usados):

 

* versus Deum;

* canto gregoriano e polifonia sacra;

* padres e diáconos de barrete;

* paramentos romanos (ou “borromeos”, se for cobrada mais precisão no estilo);

* acólitos em sobrepeliz em cima do hábito talar;

* igreja com grande esplendor, e sem nenhuma “modernice” arquitetônica;

* padres-assistentes em pluvial;

* padres em vestes corais;

* Comunhão distribuída exclusivamente na boca e de joelhos;

* uso da mesa de Comunhão;

* acólitos do Bispo com vimpas;

* não um diácono, nem uma multidão, mas dois, como os antigos diácono e subdiácono.

 

Ainda que se possa, claro, ter elementos de juízo não tão favoráveis a certos aspectos da reforma de Paulo VI, não se pode deixar de notar que, quando a Missa “nova” é celebrada como uma mente “tradicionais”, a “reforma da reforma” parece caminhar com passos não tão tímidos.

 

Vamos às fotos, tiradas do New Liturgical Movement:

 

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Batismo na forma extraordinária em Teresina

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Do excelente blog ARS de nosso amigo Luís Augusto:



Pax et bonum!
Com muita alegria finalmente postamos as fotos do primeiro Batismo que tivemos em Teresina na Forma Extraordinária do Rito Romano, no último dia 08 (Dia do Nascituro).
O novo cristão é o pequeno João Gabriel, segundo filho de Mauro Sérgio Alves, conselheiro da ARS, com sua esposa Aline Almeida Alves.
O sacerdote foi nosso querido Pe. José de Pinho Borges Filho, coordenador do Setor de Liturgia da Arquidiocese de Teresina e Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Amparo.
O Batismo se deu por volta de 18h20, após a Missa das 17h, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo, centro da cidade.
As orações, as súplicas, os exorcismos, a estola roxa, recordam-nos algumas palavras de São Cesário de Arles: "Todos nós, caríssimos, antes do batismo fomos templos do demônio; depois do batismo, obtivemos ser templos de Cristo. E se meditarmos com atenção sobre a salvação de nossa alma, reconheceremos que somos o verdadeiro templo vivo de Deus. Deus não habita somente em construções de mão de homem (At 17,24) nem em casa feita de pedras e madeira; mas principalmente na alma feita à imagem de Deus e edificada por mãos deste artífice. Desse modo pôde São Paulo dizer: O templo de Deus, que sois vós, é santo (1Cor 3,17). E já que Cristo, quando veio, expulsou o diabo de nossos corações para preparar um templo para si, quanto pudermos, esforcemo-nos com seu auxílio para que em nós não sofra injúria por nossas más obras. Pois quem proceder mal, faz injúria a Cristo. Como disse acima, antes que Cristo nos redimisse, éramos casa do diabo; depois foi-nos dado ser casa de Deus. Deus se dignou fazer de nós sua casa" (Trecho do Sermo 229 in Liturgia das Horas, Festa da Dedicação da Basílica do Latrão, Ofício das Leituras).
Questionado sobre os motivos de pedir o Batismo na Forma Extraordinária do Rito Romano, o pai de João Gabriel respondeu:


"Escolhemos o Rito Tradicional do Batismo, devido a toda a riqueza simbólica e pedagógica nele presente. Por exemplo: logo no início, os pais e padrinhos param em frente à porta da Igreja para indicar que o catecúmeno ainda não está inserido na Igreja e será o Batismo que o fará ingressar no Corpo Místico de Cristo, tornando o recém batizado templo do Espírito Santo. As perguntas que o sacerdote, Ministro da Igreja, faz ao catecúmeno são de profundidade e seriedade enormes: 'Que pedes à Igreja de Deus?' e o padrinho responde pela criança: 'A fé!' 'E a fé o que te alcança?' 'A vida eterna'.
A escolha deste rito, não foi, em momento algum, uma rejeição ao novo rito do Batismo, e sim o desejo de desfrutar do benefício generosamente concedido por sua Santidade o Papa Bento XVI no Motu Proprio Summorum Pontificum. Oxalá este seja o primeiro de muitos outros batismos realizados numa liturgia reverente em ambas as formas do Rito Romano".
Início às portas da Igreja

Primeira imposição da mão

Exorcismo do sal



Primeiro Exorcismo
Segunda imposição da mão
Entrada na Igreja
Todos entram rezando o Símbolo dos Apóstolos (Credo) e a Oração do Senhor (Pai nosso)

Segundo Exorcismo
Éfeta

Renúncias
Unção com o Óleo dos Catecúmenos

Deposição da estola roxa

Profissão de fé
"...ego te baptízo...
...in nómine Patris...
...et Fílii...
...et Spíritus Sancti".
Unção com o Santo Crisma
Imposição da veste branca
Entrega da luz
Uma Ave Maria pelos pais e mães tentados a cometer o crime hediondo do aborto

Paramentos negros no rito moderno: o Papa dá o exemplo!

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Fotos do então Cardeal Ratzinger celebrando na forma ordinária, o rito pós-conciliar, revestido de paramentos negros:

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segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Christus Regnat! Christus Imperat! – texto sobre a Peregrinação de Cristo Rei

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Texto da Juliana F. Ribeiro Lima, direto de seu blog Diligit Anima Mea:

Em um dia aguardado por muitos, planejado há meses, mais de 130 pessoas se uniram em uma linda demonstração de fé em Cristo e em Sua Igreja. O último domingo de outubro – caso do dia 30/10/2011 esse ano – é tradicionalmente consagrado no calendário litúrgico anterior à reforma litúrgica de 1970 à solenidade de Cristo Rei. Instituída por Pio XI para relembrar-nos o real sentido do senhorio de Cristo, o Seu reinado social, essa festa traz-nos lindas lições e implicações também.

Infelizmente o trajeto teve de ser alterado em cima da hora. Graças a comunas verduchos do IBAMA, que falaram que “não pode ninguém subir a pé” para o Cristo. Isso porque tudo tinha sido entregue 3 meses atrás, com oficio para o Ibama, para a capela do santuário do Cristo Redentor etc. O único meio foi tentar um “acordo” com eles, pra termos gratuidade nos ingressos do trenzinho, trenzinho esse bem meia boca aliás. Fica apergunta: quem gera receita ali é as pessoas que querem ver o Cristo, não o parque do IBAMA. Será que eles repassam algo pra Arquidiocese do Rio??? Tenho sérias duvidas. Bom, deixa eu voltar pra bênção que foi a peregrinação, né?? Afinal, esse era e é o motivo do texto, oras, haha...

Vieram pessoas de pelo menos 15 cidades, a saber: Guarapari - ES, São Paulo - SP , São José dos Campos - SP, Tubarão - SC, Caxias - RJ, Rio de Janeiro - RJ, Nova Iguaçú - RJ, Belo Horizonte - MG, Niterói - RJ, São Gonçalo - RJ, Volta Redonda - RJ, Campos - RJ, Tres Corações - MG e Bom Jesus do Itabapoana - RJ.

Imbuídos de um desejo de reafirmar esse senhorio de Nosso Senhor, esses 150 peregrinos, de diversos lugares do Brasil se uniram em peregrinação. Sairam do Alto da Boa Vista, de onde fomos até um trecho da floresta da Tijuca, de onde começaria realmente essa peregrinação. Monsenhor José de Matos Barbosa, Vigário Geral da Adm. Apostólica S. João Vianney, abençoou nossa peregrinação e guiou-nos até o corcovado, onde encontraríamos Pe. Anderson, da Arq. De Niterói e Pe. José Edilson de Lima, da mesma Adm. Apostólica.

Fomos todos cantando hinos e rezando o terço, sob a guia de Monsenhor. O dia estava quente, mas como não estava sol, foi menos difícil suportar o calor, muito embora estivesse  bem quente até cerca de 2, 3 da tarde. Mesmo assim todos fomos caminhando até o pé do Corcovado, onde chegamos entre 2 e 3 horas da tarde. Ao lá chegarmos, esperamos um pouco para todos conseguirem subir e podermos arrumar a capela para a Missa que teríamos. A missa foi no Rito de S. Pio V, hoje conhecido como a Forma Extraordinaria do Rito Romano.

Tivemos uma missa linda, onde ele começou pelo Asperges, lindo mesmo, nos purificando e nos preparando para a Santa Missa. Um coral muito bonito cantou toda a missa em Gregoriano. Eles foram heróis, já que foram cantar à capela. Lindíssimo. O sermão dele foi fenomenal, mostrando que nós como católicos devemos – ainda que à custa de nossa honra (o martírio moderno, como já disse o Papa...) – lutar pela supremacia de Cristo e de Sua Igreja. O reinado social de Nosso Senhor, explicou-nos ele, não é peça de enfeite pra achar bonitinho em discursos. Aquilo afeta a nossa vida hoje.

Vivemos em uma sociedade secularizada e paganizada. Como bem frisou o padre não existe sociedade neutra. Ou ela é a Cidade de Deus, como diz Sto. Agostinho, ou será a Cidade dos Homens e será dominada pelo Demônio. Mas que ela terá um senhor, seja Deus ou o Demônio é fato. E se a nossa sociedade rejeita Deus... Bom, queremos e cremos que essa peregrinação foi uma semente, a primeira de muitas como falou Padre Anderson, já nos convocando para o ano que vem.

Fotos da própria Juliana podem ser vistas aqui.

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