Nossos Parceiros

quinta-feira, 4 de março de 2010

Excelente notícia: encontro de sacerdotes, em PE, sobre o Summorum Pontificum

ENCONTRO SACERDOTAL SOBRE O MOTU PROPRIO
“SUMMORUM PONTIFICUM”
DE S.S. O PAPA BENTO XVI
“UM GRANDE DOM ESPIRITUAL E LITÚRGICO
PARA TODA A IGREJA”


Caro irmão no sacerdócio,

Laudetur Jesus Christus!

Temos a satisfação de convidá-lo a participar de um encontro sobre o Motu Proprio “Summorum Pontificum” e suas conseqüências no campo da liturgia, do direito litúrgico e da espiritualidade ao comemorarmos os três anos de sua publicação por S. S. o Papa Bento XVI.

Este encontro tem o patrocínio de Dom Fernando José Monteiro Guimarães, C.SS.R., Bispo diocesano de Garanhuns, o qual trabalhou muitos anos com o Card. Castrillón Hoyos em Roma e recentemente foi nomeado membro do Supremo Tribunal da Signatura Apostólica e conta com o apoio da Administração Apostólica São João Maria Vianney.

Realizar-se-á nos dias 17, 18 e 19 de junho deste ano na cidade de Garanhuns, uma cidade serrana perto de Recife de clima muito ameno.

Aos que desejam participar pedimos a prévia autorização escrita do próprio Ordinário (o bispo para os padres diocesanos ou o superior religioso competente para os religiosos) que deverá ser enviada a:

Dom Fernando José Monteiro Guimarães, C.SS.R.
Av. Santo Antônio, 40 Centro
CEP 55293-000 Garanhuns – PE
Fone: 0 XX 87 3761 2765
E-mail: bispogaranhuns@yahoo.com

A respeito disto Dom Fernando Guimarães, C.SS.R. enviará um convite com a programação do encontro a todos os bispos do Brasil em cujas dioceses se celebra a Santa Missa na Forma Extraordinária do Rito ou em que há padres interessados.

Aguardando a confirmação de sua participação a este momento de estudo, reflexão, oração e comunhão que será também uma graça para toda a Igreja contamos com suas orações e as de sua comunidade e o saudamos cordialmente.

A Comissão Preparatória

LOCAL DO ENCONTRO
Seminário São José
Av. Rui Barbosa, 200 - Garanhuns - PE, 55296-300
Fone: 0 XX 87 3761 3747‎

Obs: Posteriormente enviaremos maiores informações de como chegar de Recife a Garanhuns.





PROGRAMAÇÃO

Dia 17 de Junho

19:30h Santa Missa de abertura do encontro celebrada por S. Exc. Rev.ma Dom Fernando Guimarães, C.SS.R. na Capela do Seminário São José

Dia 18 de Junho

7:30h Laudes
8:00h Café
8:30h Conferência Introdutória: “O Motu Proprio “Summorum Pontificum”, um grande dom para o crescimento espiritual e litúrgico de toda a Igreja”
Conferencista: Dom Fernando Guimarães, C.SS.R., Bispo Diocesano de Garanhuns e Membro do Supremo Tribunal da Signatura Apostólica
10h Intervalo
10:30h Conferência: “Considerações sobre os aspectos teológicos da Forma Extraordinária do Rito Romano, o pensamento litúrgico de Bento XVI e a hermenêutica da continuidade”.
Conferencista: Dom Fernando Rifan, Administrador Apostólico da Administração Apostólica São João Maria
12:30h Almoço
14:00h Conferência: “A História do Rito Romano na sua forma clássica”
Conferencista: Pe. Claudiomar Silva Souza, Liturgista - Administração Apostólica São João Maria
15:30h Intervalo
15:45h Ensaio litúrgico para o aperfeiçoamento da celebração da Santa Missa na Forma Extraordinária do Rito Romano - Pe. Claudiomar Silva Souza, Liturgista - Administração Apostólica São João Maria
17:30h Adoração Eucarística, Vésperas e Benção do Santíssimo
19:30h Santa Missa Pontifical celebrada por S. Exc. Rev.ma Dom Fernando Rifan com Assistência Pontifical de S. Exc. Rev.ma Dom Fernando Guimarães, C.SS.R., na Catedral Diocesana de santo Antônio

Dia 19 de junho

7:30h Laudes
8:00h Café
8:30. Conferência: “O Motu Proprio “Summorum Pontificum” e suas consequências concretas para o Direito Litúrgico do Rito Latino”.
Conferencistas: Dom Fernando Guimarães, C.SS.R. e Pe. José Edilson de Lima, Canonista - Administração Apostólica São João Maria
10:00h Intervalo
10:15h Momento de encontro entre os participantes
11:00h Santa Missa de encerramento do encontro no Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Schoensttat

10 comentários:

  1. Na próxima Missa não vou esquecer de bater palmas. Será uma homenagem ao fracasso deste site no Brasil.

    Continuem se mordendo de raiva. A internet é o lugar dos fracassados.

    ResponderExcluir
  2. Que alegria!!! Este encontro será aberto à participação de leigos que amam a sagrada liturgia católica? Que Deus abençõe esta iniciativa. Quem sabe se por todo o Brasil também os leigos promovessem tais encontros...SERIA UMA BÊNÇÃO!
    Laerte Rodrigues

    ResponderExcluir
  3. Engraçado!

    Um site fracassado é o lugar onde um SEM-NOME resolve colocar suas frustrações!

    Caro SEM-NOME, realmente não vejo neste site raiva da parte de ninguém. É um trabalho pacífico, de pessoas de boa vontade, cheias de fé em Cristo e amor à Santa Igreja. Aliás, eu encontrei aqui a raiva somente de um ... SEM-NOME.

    Parabéns à equipe do site! Está incomodando os SEM-NOME, SEM-ROSTO, SEM-IDENTIDADE... É um sinal profético!

    ResponderExcluir
  4. Ejemplares sacerdotes. Bravo! Excelente la web ¡'Salvem a Liturgia!. Bendiciones. Gabriel (Argentina)

    ResponderExcluir
  5. Anônimo:

    Acho que só tem uma pessoa se mordendo de raiva por aqui, mas como Deus sempre preferiu os piores e fracassados, eles estarão orando a Deus por essa pessoa.

    A equipe Salve a Liturgia:

    Dois bispos da Igreja apoiando essa iniciativa, pessoas do clero brasileiro palestrando sobre temas tão importantes e complexos ao mesmo tempo, é uma grande vitória não nossa, mas da Igreja. Passos maiores, vem com o tempo.

    Abçs

    ResponderExcluir
  6. SALVEM A LITURGIA! SALVE!
    Que alegria ver noticiado nesse Esplendor da Liturgia, algo significativo em Garanhuns, PE, me deixa muito orgulhoso como garanhuense, mais orgulhoso é ser de uma cidade que tem como Pastor o Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom Fernando Guimarães, foi o maior presente deste século XXI, que a bela cidade das flores já recebeu.
    Estive na cidade e fui presenteado com uma Santa Missa solene de Natal de 2009, presidida pelo Dom Fernando. Que bela celebração Eucarística!
    Antes de iniciar a Santa Missa, o pároco da Catedral de Santo Antonio, de batina, recebe o Bispo na entrada principal da Igreja, juntamente com um ministro, que segura um grande crucifixo, para ser beijado pelo Sr Bispo. O coral inicial com um canto e a assembléia se levanta, enquanto o Sr Bispo com sobrepeliz sobre a batina episcopal adentra aspergindo água benta o povo de Deus. Dirigem-se à Capela do Santíssimo, se ajoelham por alguns minutos e se dirigem para Sacristia.
    O altar com sete castiçais e o crucifixo no centro.
    Tenho algumas fotos no celular para postar, mas, estou encontrando certa dificuldade.
    Na Quaresma do ano passado, o Dom Fernando dirigiu uma carta aos seus sacerdotes diocesanos intitulada “A Eucaristia na vida do Sacerdote”. http://www.presbiteros.com.br/index.php/a-eucaristia-na-vida-do-sacerdote/
    Tenho acompanhado minha diocese de origem e pelo que sempre via lá chegando, tratava-se de uma diocese com o clero desgarrado da fé e dos princípios éticos e morais, hoje, está tudo mudado, os caminhos da Igreja Católica em Garanhuns são outros, graças a Deus e o pastoreio firme do Dom Fernando. Deus seja louvado!
    Dom Fernando com o seu jeito religioso simples de agir e falar, nos leva crer que a santidade ainda é possível no mundo de hoje.
    Nas minhas orações peço que Deus o ilumine e o livre de todo mau, para que não tenha um fim como o Dom Francisco Expedito Lopes, 5º Bispo de Garanhuns, Bispo dos pobres, fundador do Instituto das Missionárias de Nossa Senhora de Fátima do Brasil. Dom Expedito experimentou a alegria de PERDOAR. Ele perdoou a pessoa que o feriu, oferecendo sua vida pela conversão dela. Na agonia rezou: “Meu Deus, tende piedade deste pobre sacerdote, não permitais que ele vos torne a ofender. Para ele eu ofereço minha vida”.
    Na bela cidade de Garanhuns existe um movimento pela beatificação de Dom Expedito Lopes.
    Seja Louvado Nosso Senhor Jesus Cristo!
    Para sempre seja Louvado!
    Salve Maria! “Benedicta tu in muliéribus, et benedictus fructus ventris tui Jesus”!
    Paz e Bem!
    André

    ResponderExcluir
  7. "A Luz começa brilhar para todos"...
    É isso aí, chora demônio fracassado, a luz de Cristo venceu!

    ResponderExcluir
  8. Temos muito que lutar e rezar ainda pelo triunfo do Imaculado Coração de Maria e a exaltação da Santa Madre Igreja!
    Convidemos nossos sacerdotes para este importante Encontro e os auxiliemos para que acorram numerosos demonstrando assim os efeitos do Motu Proprio Summorum Pontificum na Terra de Santa Cruz.
    Viava a Igreja!
    Viva o Santo Padre o Papa Bento XVI!

    ResponderExcluir
  9. Que suma alegria! Isso é novidade na igreja do Brasil, como devemos rezar por este bispo santo, ele se propôs a realizar o que nenhum outro bispo teve coragem! Rezemos por este gigante!!!

    ResponderExcluir
  10. Rezemos por Dom Fernando e pelos nossos sacerdotes e correspondam a tão importante convite.
    E que nós, paroquianos possamos ajudar os nossos padres, que certamente enfrentaram muita coisa para estar lá, desde de problemas financeiras e pressões de todo tipo, com nossas orações e agindo como pudermos.
    Que Deus abençoe a todos!
    Viva a Santa Igreja!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros