Nossos Parceiros

quarta-feira, 21 de março de 2012

21 de março: Trânsito de São Bento

image

Enquanto no calendário romano tradicional celebra-se hoje a Festa de São Bento, Abade, III Classe, e no calendário romano moderno tem-se um dia comum da Quaresma, a Ordem de São Bento - OSB (os beneditinos), a Ordem Cisterciense – OCist (os cistercienses) e a Ordem Cisterciense da Estrita Observância – OCSO (os trapistas) comemoram o Trânsito de São Bento.

De fato, 21 de março é o dia da morte do santo, o seu trânsito ao céu. É por isso que o calendário romano desde muito cedo celebrou a festa de São Bento nesse dia. Todavia, havia o costume em alguns mosteiros e regiões, e costume ainda mais antigo do que a comemoração do dia 21 de março, de se celebrar a festa em 11 de julho. Alguns dizem que esse costume do 11 de julho veio do século VIII, sendo que a data da morte, 21 de março, só se introduziu no calendário romano mais tarde. Fato é que o Missal Romano até 1962 conservava a data posterior, mas que representava a real data da morte (21 de março), e a reforma de Paulo VI em 1969 resgatou a data anterior, 11 de julho, que não é a data real da sua morte, mas que, por outro lado, é a celebração mais antiga. Pelo critério da realidade, vence o rito antigo, e pelo critério da antiguidade vence o novo.

image

Seja o que for, os beneditinos, cistercienses e trapistas, ainda que adotando o calendário romano reformado, em que São Bento, Abade, é celebrado em 11 de julho, mantiveram a festividade de 21 de março também. São duas datas para o santo. Uma propriamente celebrando o santo, e outra a sua morte. 11 de julho, memória de São Bento, Abade, no calendário romano universal da forma ordinária (solenidade para a OSB, exceto na Congregação Americano-Cassinense, que a tem como festa; e solenidade também na OCist e na OCSO). 21 de março, festa de São Bento, Abade, na OSB (exceto na Congregação Americano-Cassinense, que a tem como solenidade), na OCist e na OCSO (e dia ferial no calendário romano universal da forma ordinária).

É, meus caros leitores: os calendários das Ordens e congregações podem muito bem ser mantidos, mas vejam que confusão existe com duas formas (dois calendários, dois Ordinários, dois Próprios etc) no mesmo rito romano… Urge repensar isso para uma eficaz reforma da reforma.

De qualquer modo, hoje, Trânsito de São Bento nas famílias religiosas beneditinas, e São Bento onde se usa o rito tridentino, é uma data muito especial. Para mim, especialmente, que tenho um filho chamado Bento, em honra do Papa e do santo patriarca do monaquismo ocidental.

Eis o Próprio para a Festa/Solenidade de hoje, em uso entre os seguidores de São Bento:

21 de março

TRÂNSITO DE SÃO BENTO

Festa na Ordem de São Bento (Solenidade na Congregação Cassinense Americana), festa na Ordem Cisterciense e festa na Ordem Cisterciense da Estrita Observância

image 

Coleta

Ó Deus, que fizestes de São Bento, cheio do Espírito de vosso Filho, insigne mestre da perfeição evangélica, concedei-nos, ao celebrar sua passagem para o céu, caminhar com alegria para as alturas da caridade e da glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
na unidade do Espírito Santo.

Primeira leitura                    Gn  12,  1-4a

Leitura do Livro do Gênesis

Naqueles dias, o Senhor disse a Abrão: “Sai da tua terra, da tua família e da casa do teu pai, e vai para a terra que eu te vou mostrar. Farei de ti um grande povo e te abençoarei:

engrandecerei o teu nome, de modo que ele se torne uma bênção. Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão abençoadas todas as famílias da terra!”.  E Abrão partiu, como o Senhor lhe havia dito.

Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial                    Sl 1-4.6

Ant. Feliz o homem que pôs no Senhor sua esperança.

- Feliz é todo aquele que não anda * conforme os conselhos dos perversos;

- que não entra no caminho dos malvados, * nem junto aos zombadores vai sentar-se;

- mas encontra seu prazer na lei de Deus *  e a medita, dia e noite, sem cessar.

- Eis que ele é semelhante a uma árvore *   que à beira da torrente está plantada;

- ela sempre dá seus frutos a seu tempo, * e jamais as suas folhas vão murchar.

- Eis que tudo o que ele faz vai prosperar, *  mas bem outra é a sorte dos perversos.

- Ao contrário, são iguais à palha seca *  espalhada e dispersada pelo vento.

- Por isso os ímpios não resistem no juízo *  nem os perversos, na assembléia dos fiéis.

- Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, *  mas a estrada dos malvados leva à morte.

Segunda leitura (onde for Solenidade)                   Fl  4,  4-9

Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses

Irmãos, alegrai-vos sempre no Senhor; eu repito, alegrai-vos. Que a vossa bondade seja conhecida de todos os homens! O Senhor está próximo! Não vos inquieteis com coisa alguma, mas apresentai as vossas necessidades a Deus, em orações e súplicas, acompanhadas de ação de graças. E a paz de Deus, que ultrapassa todo o entendimento,

guardará os vossos corações e pensamento em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, ocupai-vos com tudo o que é verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável, honroso, tudo o que é virtude ou de qualquer modo mereça louvor. Praticai o que aprendestes e recebestes de mim, ou que de mim vistes e ouvistes. Assim o Deus da paz estará convosco.

Palavra do Senhor.

Aclamação ao Evangelho                    Jo  8,  31b-32

V. Se cumprirdes minhas palavras, sereis verdadeiramente meus discípulos *

e conhecereis a verdade, diz o Senhor.

Evangelho                    Jo  17,  20-26

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João

Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao céu e rezou, dizendo: “Pai Santo, eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra; para que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, e para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste. Eu dei-lhes a glória que tu me deste,

para que eles sejam um, como nós somos um: eu neles e tu em mim, para que assim eles cheguem à unidade perfeita e o mundo reconheça que tu me enviaste e os amaste, como me amaste a mim. Pai, aqueles que me deste, quero que estejam comigo onde eu estiver,

para que eles contemplem a minha glória, glória que tu me deste porque me amaste antes da fundação do universo.  Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e estes também conheceram que tu me enviaste. Eu lhes fiz conhecer o teu nome, o tornarei conhecido ainda mais, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo esteja neles”.

Palavra da Salvação.

Sobre as oferendas

Ajude-nos, Senhor, a intercessão de São Bento para que, oferecendo-vos estes dons em sinal de nossa própria entrega, mereçamos participar da Paixão do Cristo
e chegar à glória do seu reino.
Por Cristo, nosso Senhor.

Prefácio

Na verdade, ó Pai, Deus eterno e todo-poderoso, é nosso dever dar-vos graças, é nossa salvação dar-vos glória, em todo tempo e lugar por Cristo, Senhor nosso.

Quisestes iluminar o vosso servo Bento com o fulgor da vossa graça, para que, nada preferindo ao amor de Cristo, se consagrasse com seus filhos ao serviço do verdadeiro Rei.

Glorioso por seus milagres e célebre pela santidade, foi por vós estabelecido mestre supremo da vida monástica, para que, entregues à oração e à prática das virtudes, os homens vos buscassem de todo o coração e aos bens que no céu lhes preparastes.

Por isso, com grande alegria vos louvamos pelos imensos dons que nos destes em vosso servo e, unidos à multidão dos anjos, erguemos este hino à vossa glória, cantando a uma só voz:

Depois da comunhão

Ajude-nos, Senhor, a intercessão de São Bento, que na força deste sacramento subiu até vós, para que, praticando as boas obras, sejamos conduzidos pela caridade à vida eterna.
Por Cristo Senhor nosso.

Bênção solenes

Deus, bendito sobre todas as coisas, que fez de São Bento nosso mestre, conceda aos vossos corações a observância dos celestes preceitos de sua Regra.

Aquele que lançou por São Bento os fundamentos da vida monástica, vos conceda ser um só coração e brilhar pela boa observância dos preceitos.

Pelos méritos daquele que desprezou as seduções do mundo, e só buscou em seu coração o Criador de tudo, possais obter a graça de perseverar até o fim.

E a vós, que aqui vos reunistes para celebrar o nascimento no céu do glorioso patriarca São Bento, abençoe-vos o Deus todo-poderoso Pai, e Filho e Espírito Santo.

blog comments powered by Disqus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros