Nossos Parceiros

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Capela Militar São Tomás de Aquino - Campinas



Morando em Campinas, por muito tempo fiquei inquieto e até desesperado por não encontrar liturgia bem celebrada por aqui. Há alguns ótimos sacerdotes, uns bons confessores, outros excelentes em integrar as pastorais e fazê-las trabalhar, mas sempre senti falta da liturgia celebrada com solenidade. Até que conheci o Pe. João Batista, capelão militar, e sua belíssima capela São Tomás de Aquino, dentro da Escola Preparatória de Cadetes do Exército. Vejam a foto que coloco: o Padre colocou um genuflexório para a comunhão, utiliza o "arranjo beneditino" (com seis velas e o crucifixo na frente do altar, que é a maneira de se celebrar ao mesmo tempo "coram Deo" e "versus populum", aventada pelo Santo Padre Bento XVI e seu MC Guido Marini). Por fim, é impossível não notar na piedosa senhora usando o véu tradicional. Um exemplo a ser imitado!

21 comentários:

  1. Luis,

    Conheço essa capela. É realmente muito bonita. E recomendo também, aí na região, a Missa das 8 hs no Mosteiro Beneditino de Vinhedo que às vezes vou.

    Wagner Marchiori

    ResponderExcluir
  2. O Padre futuramente celebrará a Missa na sua forma extraordinária.
    Estive ajudando na semana santa e garanto que que for nesta Paróquia nã se arrependerá pela beleza e simplicidade da Igreja...

    Laus DEO

    ResponderExcluir
  3. Alguém pode me dizer como chego nessa capela e qual é o horário das Missas dominicais?

    Wagner

    ResponderExcluir
  4. Outra pergunta: porque só consigo postar um comentário aqui com o perfil "anônimo"?

    Wagner

    ResponderExcluir
  5. Já tive a graça de estar nesta capela, participando de missas celebradas por este capelão. É maravilhoo observar o carinho e o zelo que este sacerdote tem com Corpo e o Sangue de Jesus. Ele é exemplo para todos os outros padres que fazem tudo de qualquer jeito
    não rspeitando, tal é a preça que eles tem em acabar a missa correndo.Que Deus o proteja e ele não desista nunca deste amor e zelo com as coisas de deus

    ResponderExcluir
  6. O PE JOÃO BATISTA É MARAVILHO, SIMPLES, DELICADO E ZELOSO. É IMPOSSIVEL NÃO SENTIR A PRESENÇA DE DEUS E DOS SANTOS E ANJOS NUMA CELEBRAÇÃO DELE. CHORO MUITO DE AMOR EM TODAS AS SANTAS MISSAS DELE E DIFICILMENTE DEIXO DE PARTICIPAR DE TODAS ELAS DESDE QUE O CONHEÇI.DEUS PROTEJA NOSSO MARAVILHOSO PASTOR E QUE ELE FIQUE PARA SEMPRE ENTRE NÓS NESTA CAPELA.

    ResponderExcluir
  7. Permito-me uma observação: o "arranjo beneditino" não é uma forma inventada pelo Santo Padre, ou pelo seu excelente cerimoniário G. Marini, para se celebrar ao mesmo tempo "versus populum" e "coram Deo"(que expressão estranha...), mas simplesmente o arranjo normal de um altar, que no caso das antigas basílicas papais parece ser "versus populum" mas não o é. Claro, muda já bastante o ambiente, mas a idéia da concomitância das "direções" não procede. Muitas antigas basílicas romanas têm o altar como o da Confissão em São Pedro. Qualquer altar, bem decorado, teria os seis candelabros, tendo um sétimo se o bispo do lugar celebra. O centro continua sendo a Cruz. Fico feliz em saber que há bons sacerdotes na minha terra, e mais contente de rever um antigo colega de filosofia dos bons tempos de Anápolis! Bendito seja Deus!
    Pe. Almir de Andrade, FSSP, Roma.

    ResponderExcluir
  8. aguem pode me enformar o horario da missa amanha pela manha por favor

    ResponderExcluir
  9. Quais os horários das missas?

    ResponderExcluir
  10. Eu sei que tem missas nessa capela de domingo as 10:00 da manhã no qual ele reza algumas partes em latim, assim como a elevação, ato penitencial, etc.
    É realmente muito bonita! :D

    ResponderExcluir
  11. As Missas Fixas na Paroquia são:
    Quarta feira: 19:00
    Sábado: 18:30
    Domingo: 10:00 e 19:00
    Primeiro sábado do Mês: 19:00
    todo dia 18 (MÃE Rainha)18:30 terço e 19:00 Missa
    Mas as Missas durante a semana podem mudar conforme os compromissos da semana!!!

    ResponderExcluir
  12. Boa Tarde !!

    Preciso mto falar com a secretaria da capela, alguem tem o tel e os horarios de funcionamento pra me informar, preciso solicitar meu batistério... mas o telefone que me passaram ninguem atende.

    Att

    Priscila

    ResponderExcluir
  13. Por favor, tem grupo de Jovens, na São Tomás de Aquino - Campinas ??? Quando?
    Grata - A Paz !!!

    ResponderExcluir
  14. Estou com o mesmo problema da Priscila... preciso falar na capela e o tel que me passaram não existe!!! Alguém teria o real telefone?!
    Grata, Lívia

    ResponderExcluir
  15. SÃO TOMAS DE AQUINO
    Secretaria:
    Av. Papa Pio XII, 350 - Jardim Chapadão
    13070-903 - Campinas-SP
    Telefone: 3243.8118

    ResponderExcluir
  16. Olá !

    Gostaria de saber se alguém tem o número do telefone celular do Padre João Batista? Ligo na secretaria da capela e ninguém atende. Tem um dia específico que a secretaria fica aberta? Fora os dias de missa, que dias há atendimento do padre lá?

    Fico no aguardo,
    Luciana!

    ResponderExcluir
  17. Faltou falar os horários das Missas.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia a todos,
    Alguém saberia me informar se esse Padre ainda pertence à Arquidiocese de Campinas?
    Ou se há alguma missa tradicional e bem celebrada, não necessariamente a missa tridentina, na cidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde
      A Santa Missa bem celebrada você encontrará no templo votivo todos os dias às 7h30m e na Igreja do Carmo Horários de Missas. quanto aos horários não sei todos, eu e minha familia assistimos aos domingos às 10h.

      Excluir
  19. Na Paróquia de São Charbel, na Chácara da Barra, as missas são tradicionais, seguindo o ritual maronita. São belas, emocionantes e, embora rezadas em português, algumas partes são rezadas/cantadas em aramaico, língua de Jesus, e tbem em árabe. Mas isso só deixa as missas mais lindas.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros