Nossos Parceiros

segunda-feira, 2 de julho de 2012

V Curso Teológico-Litúrgico-Pastoral

Tema: Oratória Sacra



Com grande êxito, o Vicariato Episcopal Jacarepaguá, com o incentivo de seu Vigário episcopal Mons. Jan kaleta promoveu o V Curso Teológico-Litúrgico-Pastoral, já uma tradição no Vicariato.  Durante cinco anos seguidos, alguns bispos e sacerdotes professores da PUC-RIO, Instituto Superior de Direito Canônico, Faculdade São Bento, Seminário São José e Escola de Fé e Catequese Mater Ecclesiae, especialistas em Arte Sacra, Música Sacra, História da Igreja, Direito Canônico, Liturgia e Sagrada Escritura passaram pelo Curso Teológico-Litúrgico-Pastoral, deixando sua contribuição acadêmica, aplicada à pastoral. Este ano, seguindo as orientações da Exortação Apostólica Verbum Domini, o Curso tratou, de modo especial,da Oratória Sacra.



Organizado pelo coordenador da Pastoral da Liturgia no Vicariato, Alexandre Mendes da Silva, colaborador do Salvem a Liturgia, o objetivo do Curso foi desenvolver as competências necessárias para a melhor comunicação nas atividades litúrgicas, leituras sagradas e palestras, para a maior eficiência na transmissão da Palavra de Deus.

Foram utilizadas, como método, aulas interativas, dinãmicas, exercícios vivenciais, uso do projetor multimpidia e da música. Teve grande ênfase no Curso a maneira correta de se proclamar a Palavra de Deus,onde foram abordados alguns aspectos, tais como, a subida dos leitores ao presbitério coma reverência ao altar, a postura diante do ambão, o posicionamento correto do microfone, as técnicas de leitura e principalmente uso do Lecionário. Alguns sacerdotes apoiaram e prestigiaram o Curso com sua presença, fazendo importantes intervenções,citando os documentos da Igreja, principalmente a Instrução Geral do Missal Romano, a Redemptionis Sacramentum, da Congregação para o Culto Divino e a e a Exortação Apostólica Verbum Domini, de Bento XVI.


Ademais, outros aspectos técnicos da proclamação da Palavra de Deus foram também motivo de estudo: a entonação, a modulação da voz, a apoio vocal (impostação da voz), o aperfeiçoamento vocal, a percepção e a respiração, a ressonância e potência, a articulação, a dicção, a intelegibilidade da leitura,o uso do microfone e a acústica das igrejas, a questão do som, seu retorno e reverbação, etc.

A orientação teológico-espiritual de Monsenhor Jan Kaleta, Vigário episcopal do Vicariato Jacarepaguá, da Arquidicoese do Rio de Janeiro, foi importante, pois foram feitas relevantes ponderações de índole pastoral, no tocante à proclamação litúrgica da Palavra de Deus, na linha da Exortação Apostólica pós-sinodal Verbum Domini.


Participaram do evento cerca de 60 colaboradores da pastoral litúrgica do Vicariato oriundos de diversas paróquias. Alguns alunos da cadeira de Liturgia, da Escola Mater Ecclesiae participaram do evento, com pertinentes observações, muito preocupados com a preparação técnica, espiritual e litúrgica dos nossos leitores.


blog comments powered by Disqus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros