Nossos Parceiros

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Encontro Diocesano de Formação para Cerimôniarios na Diocese de Frederico Westphalen - RS


Ocorreu no último dia 22 de julho nos anexos da Catedral Diocesana de Frederico Westphalen o II Encontro Diocesano de Formação para Cerimôniarios, organizado pela Comissão Diocesana de Coroinhas, Cerimôniarios e Mestres de Cerimônias, a formação foi ministrada pelo Rev. Pe. Ademir Schneider que é paróco da Paróquia Nossa Senhora da Paz em Seberi, RS e mestre de cerimônias episcopal da referida diocese. 

A formação dada visava uma maior compreensão dos mistérios celebrados, para que em cada paróquia se possa cada vez mais ter celebrações solenes, bonitas e dignas, na certeza de afirmar a importância também do serviço destes jovens. 

O serviço prestado pelo mestre de cerimônias ou cerimoniario é de suma importância, tanto nas igrejas catedrais quanto nas paróquias, pois há mais do que nunca a necessidade de que tenhamos jovens que compreendam as normas liturgicas, para então poder auxiliar os sacerdotes nas cerimônias e assim cada vez mais, possamos prestar um culto digno a Deus, como Ele mereçe. 

É importante suscitar em nossas paróquias e comunidades, este serviço tantas vezes esquecido, o cerimoniario não desempenha um ministério, ele faz parte da estrutura da celebração, pois são os que preparam já de antemão tudo o que é necessário, exige-se tempo e dedicação no estudo de cada celebração, para que então cada uma delas possa ocorrer segundo as rubricas.

Abaixo algumas fotos da formação e também da missa de encerramento presidida por S.E.R. Dom Antonio Carlos Rossi Keller, bispo diocesano, na qual após a homilia os cerimôniarios, proferiram seu compromisso.

Convém resaltar como já de praxe, da referida diocese e de seu bispo, o zelo que há nestas terras pela liturgia, o amor e a dedicação com que se preparam não somente as solenidades, mas cada missa dominical, prezando sempre para que com uma liturgia bem celebrada, possa o povo fiel compreender melhor os divinos mistérios, e pela liturgia exaltar e louvar a Cristo, Aquele a quem toda a liturgia se dirige.

(resaltamos o uso das vimpas pelo báculifero e mitrifero, bem como os paramentos do senhor Bispo, casula romana, dalmática episcopal, alva, manipulo, luvas episcopais, mitra alta de tecido dourado porém sem adornos, bem como a comunhão distribuida aos fieis de joelhos). 






























blog comments powered by Disqus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros