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quinta-feira, 1 de abril de 2010

Semana Santa no Brasil com dignidade, sacralidade e respeito às rubricas - III (Missa e procissão de Terça-feira Santa, em Campanha - MG)

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Em Campanha, MG, há uma tradicional série de procissões do Senhor dos Passos durante a Semana Santa. Na Sexta-feira Santa, há a procissão com paramentos pretos, em memória do luto por Nosso Senhor. Na terça-feira, há o tradicional encontro entre as imagens do Senhor e da Virgem das Dores, com paramentos roxos quaresmais. Antes, celebra-se uma Missa.

Ontem, publicamos fotos da procissão de sexta em 2009. Agora, as fotos da procissão de terça deste ano de 2010.

Ao contrário de tantos tristes exemplos Brasil afora, em que a dignidade e a solenidade da Missa, sua sacralidade, obediência às rubricas e amor às coisas mais tradicionais, são jogadas fora, em Campanha, há em curso uma verdadeira mobilização, capitaneada pelo pároco, Pe. Marcos Iabrudi, para salvar a liturgia! E, com a valorização até mesmo dos elementos optativos do Missal, mas próprios de nossa tradição litúrgica romana, pode-se falar de autêntica reforma da reforma.

Pe. Marcos e Pe. Douglas, de Caxambú, MG

Santa Missa na centenária igreja das Dores




Início da procissão saindo da igreja das Dores, onde Nosso Senhor dos Passos irá se encontrar com a procissão que saiu da Catedral com a imagem de Nossa Senhora das Dores. Em ambas as igrejas houve Missa.




Este passo representa Jesus carregando a cruz. Enquanto os fiéis contemplam o quadro na capelinha, o coral canta o Segundo Moteto de Passos, Bajulans. Seu texto diz o seguinte:

Bajulans sibi crucem Jesus exivit in eum, qui dicitur Calvariae locum.
(Carregando a sua cruz, Jesus foi para o lugar chamado Calvário.)










Povo meu, que te fiz eu?

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A Liturgia da Sexta-feira Santa faz uso de certos momentos de silêncio, e, sem dúvida, este é um dia de silêncio. Mesmo assim, a própria Liturgia utiliza música; e acredito que tanto a audição como a execução de música neste dia, também fora da Liturgia, possa contribuir com a meditação a respeito da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Na função litúrgica em si existe um elemento específico da Sexta-feira Santa, os
Improperia. Seu texto se baseia no terceiro versículo do sexto capítulo do livro de Miqueias:
Povo meu, que te fiz, ou em que te contristei? Responde-me.

Sucessivamente os versos se alternam com o canto do
Trisagion, em sua única aparição na Liturgia do Rito Romano. Abundantemente utilizado em outros ritos, o Trisagion deve seu nome à tripla invocação do Senhor:
Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós.

Atualmente numerosos católicos de Rito Romano conhecem esta prece devido à devoção do Terço da Misericórdia. Esta bela oração termina com a tríplice recitação do
Trisagion adicionado da expressão ...e do mundo inteiro.

Os
Improperia, como disse, começam com as palavras Povo meu (...). Em virtude das suas duas primeiras palavras, em latim é conhecido também como Popule meus:
Popule meus, quid feci tibi? Responde mihi.

Este comovente texto, além de existir em gregoriano, foi também musicado por vários compositores. Pensando novamente no padre Tomás Luís de Victoria (1548-1611), ouviremos sua composição para o
Popule meus adicionado do Trisagion. Escrito para quatro vozes, é tocado e cantado no vídeo (abaixo da partitura que segue) pelo Grupo Elegía e pelo Coral Santa Teresa.


Victoria: Popule meus – Grupo Elegía e Coral Santa Teresa



Quando a música da Missa, ao menos, está em latim, o
Trisagion utiliza, além do próprio latim, o grego. Grego e latim se alternam, nesta ordem.
Hagios o Theós - Sanctus Deus. Hagios Ischyrós - Sanctus Fortis. Hagios Athánatos, eléison hymas - Sanctus Immortalis, miserere nobis.

Na partitura gregoriana:

O leitor pode ouvir o
Popule meus, com o Trisagion, e também as outras peças gregorianas da Sexta-feira Santa, todos cantados pelos monges do Mosteiro de São Bento de São Paulo, neste site:
http://www.christusrex.org/www2/cantgreg/feria_sexta_in_passione_domini.html

Convido os amigos leitores a clicarem no link e usufruírem destas gravações como auxílio em sua meditação da morte do Senhor. O silêncio da data não será quebrado pela música; antes, sua audição ajudará na oração e na meditação deste dia central da Fé Verdadeira.

Acompanhe, ao vivo, a Missa In Coena Domini, com o Papa, direto de Roma (com atualizações de fotos!)

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Clique neste link para assistir, via EWTN, a Missa In Coena Domini, celebrada pelo Papa Bento XVI, na Basílica de São João de Latrão, a Catedral de Roma.

Algumas fotos, a que estamos dando updates, conforme se passa a Missa:




A incensação do altar.






O Papa em sua Cátedra.


O Glória, interrompido na Quaresma, volta a soar...






A segunda leitura em grego, cantada por um subdiácono de rito bizantino. Nos ritos orientais, como também no rito romano tradicional, hoje forma extraordinária, a leitura anterior ao Evangelho era, nas Missas Solenes, cantada por um subdiácono, não por um leigo.


Os diáconos de rito romano e rito bizantino proclamarão o Evangelho duas vezes. Uma em latim, outra em grego. Isso é próprio da Missa Pontifical celebrada pelo Papa, e foi mantido na reforma litúrgica de Paulo VI.


O diácono romano canta o Evangelho em latim.


O diácono bizantino canta o Evangelho em grego.







A homilia.

O lava-pés.













Hoc est enim Corpus meum.

Comunhão dada sobre a língua e com o fiel de joelhos.

Procissão ao altar da reposição, também chamado "monumento".






















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