Nossos Parceiros

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Semana Santa no Brasil com dignidade, sacralidade e respeito às rubricas - III (Missa e procissão de Terça-feira Santa, em Campanha - MG)

Em Campanha, MG, há uma tradicional série de procissões do Senhor dos Passos durante a Semana Santa. Na Sexta-feira Santa, há a procissão com paramentos pretos, em memória do luto por Nosso Senhor. Na terça-feira, há o tradicional encontro entre as imagens do Senhor e da Virgem das Dores, com paramentos roxos quaresmais. Antes, celebra-se uma Missa.

Ontem, publicamos fotos da procissão de sexta em 2009. Agora, as fotos da procissão de terça deste ano de 2010.

Ao contrário de tantos tristes exemplos Brasil afora, em que a dignidade e a solenidade da Missa, sua sacralidade, obediência às rubricas e amor às coisas mais tradicionais, são jogadas fora, em Campanha, há em curso uma verdadeira mobilização, capitaneada pelo pároco, Pe. Marcos Iabrudi, para salvar a liturgia! E, com a valorização até mesmo dos elementos optativos do Missal, mas próprios de nossa tradição litúrgica romana, pode-se falar de autêntica reforma da reforma.

Pe. Marcos e Pe. Douglas, de Caxambú, MG

Santa Missa na centenária igreja das Dores




Início da procissão saindo da igreja das Dores, onde Nosso Senhor dos Passos irá se encontrar com a procissão que saiu da Catedral com a imagem de Nossa Senhora das Dores. Em ambas as igrejas houve Missa.




Este passo representa Jesus carregando a cruz. Enquanto os fiéis contemplam o quadro na capelinha, o coral canta o Segundo Moteto de Passos, Bajulans. Seu texto diz o seguinte:

Bajulans sibi crucem Jesus exivit in eum, qui dicitur Calvariae locum.
(Carregando a sua cruz, Jesus foi para o lugar chamado Calvário.)










blog comments powered by Disqus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros