Nossos Parceiros

sábado, 24 de abril de 2010

Semana Santa no Brasil com dignidade, e sacralidade e respeito às rubricas - XXIV (Vigília Pascal, na forma extraordinária, em Porciúncula, RJ)



































7 comentários:

  1. Boa Tarde, acho que o que o Sacerdote usa é uma Tunicela (Veste dos Bub-Diáconos na Forma Extraordinária) na sexta e na nona foto.
    Se for uma Tunicela, peço a alguém da Equipe do Salvem, que me explique o por quê do uso neste dia, e o por quê do uso por um Sacerdote.
    Se não for uma Tunicela, peço-vos também que me fale o que é.

    Atenciosamente.
    Leonardo Carvalho Paranaíba

    ResponderExcluir
  2. Parece uma dalmática...
    Mas eu tenho uma outra pergunta, por que os limões na bênção da água? qual o sentido, e como era o rito antigo da bênção da água batismal? e também, a cortina era obrigatória para esconder o altar até a liturgia eucarística?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Não é uma casula, mas uma dalmática. Isso se dá porque a Vigília Pascal é concebida como uma função essencialmente solene. O rito antigo preservava isso de tal maneira que mesmo quando a igreja não comportava a forma solene, a forma simples era uma adaptação dela.

    Assim, se na forma solene um diácono deveria usar dalmática roxa durante o acendimento do fogo novo, e depor a dalmática roxa trocando-a pela dalmática branca ao carregar o círio (pois é função diaconal fazer isso), uma Vigília Pascal em forma simples requer que, como não há diácono, o padre faça suas vezes: assim é que ele tira o pluvial roxo e bota a dalmática branca. Ele carrega o círio como um diácono e, pois, usa a roupa de um diácono.

    Havia até um livro litúrgico específico para a "Semana Santa nas igrejas menores, em forma simples".

    ResponderExcluir
  4. À água batismal se adicionam gotas do Crisma. Portanto, para remover resquícios de óleo dos dedos do padre, alguns costumam colocar pães ou limões para que se os esfregue. É apenas uma questão prática.

    ResponderExcluir
  5. No Rito antigo, em que hora eram abertas essa cortina roxa? e por que usá-la? o padre e os acólitos já estavam lá atrás dela?

    ResponderExcluir
  6. As cortinas ficavam fechadas até o momento do Glória, quando os acólitos abriam solenemente as cortinas.
    Jean.

    ResponderExcluir
  7. Onde posso encontrar livros como aqueles que os acólitos manuseiam na fto em preto e branco? Tenho aqui em casa um missal dominical popular e dpois vou enviar algumas fotos dele.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros