Nossos Parceiros

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Semana Santa no Brasil com dignidade, sacralidade e respeito às rubricas - X (Solene Ação Litúrgica de Sexta-feira Santa com D. Gregório, OSB)

D. Gregório Botelho, OSB, é padre beneditino da Congregação Olivetana. Nas fotos abaixo, aparece com outros dois monges-padres, que levam sobrepeliz (pois não estão concelebrando; se estivessem, usariam alva) e estola vermelha (a estola porque darão a Comunhão), por cima de um hábito branco, que caracteriza os olivetanos.

A Liturgia foi celebrada em Ribeirão Preto, SP.












6 comentários:

  1. Caro Rafael,

    Quando o sacerdote adora a cruz, durante esta celebração, ele não deveria retirar a casula e se descalçar?

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo Hugo,

    A retirada da casula e o descalçamento não estão previstos no Missal Romano, e sim no Cerimonial dos Bispos. É uma cerimônia que os Bispos, sim, devem fazer. Todavia, por analogia, e por ser o Cerimonial dos Bispos ser também o Cerimonial da Igreja (seu subtítulo, aliás), penso que essa cerimônia possa ou deva ser feita por simples presbíteros. Todavia, é uma OPINIÃO apenas.

    Em Cristo,

    ResponderExcluir
  3. A cruz deve permanecer segurada por alguem durante a adoração dos fiéis, ou o ideal é que seja colocada em um suporte (Apropriado ou não). Limpá-la a cada ósculo é correto?
    O pano que a cobre deve ser vermelho ou roxo? Há alguma forma desse pano ser amarrado? ele tem algum nome específico?
    E por fim, existe relação entre a entrada da Cruz na Sexta e do Círio no Sábado, já que ambas as fórmulas são repetidas por 3 vezes?
    Grato!

    ResponderExcluir
  4. E sobre o monumento, ou altar da reposição... Ele deve ficar dentro ou fora da Igreja? (Em uma sala ou capela anexa) A Sagrada Comunhão deve permanecer somente até a cerimônia da Sexta Santa e depois voltar ao sacrário, ou, após a cerimônia volta ao monumento até a Liturgia Eucarística do Sábado Santo?
    Se deve permanecer até o sábado, há alguma forma de adoração no monumento entre a cerimônia da sexta e o início da Vigília Pascal?

    Grato!

    ResponderExcluir
  5. Caros amigos,
    alguem saberia onde encontro um cerimonial de Pentecostes?
    Grato

    ResponderExcluir
  6. Como assim, cerimonial? Um Próprio, o senhor quer dizer?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros