D. Gregório Botelho, OSB, é padre beneditino da Congregação Olivetana. Nas fotos abaixo, aparece com outros dois monges-padres, que levam sobrepeliz (pois não estão concelebrando; se estivessem, usariam alva) e estola vermelha (a estola porque darão a Comunhão), por cima de um hábito branco, que caracteriza os olivetanos.
A Liturgia foi celebrada em Ribeirão Preto, SP.
Caro Rafael,
ResponderExcluirQuando o sacerdote adora a cruz, durante esta celebração, ele não deveria retirar a casula e se descalçar?
Caríssimo Hugo,
ResponderExcluirA retirada da casula e o descalçamento não estão previstos no Missal Romano, e sim no Cerimonial dos Bispos. É uma cerimônia que os Bispos, sim, devem fazer. Todavia, por analogia, e por ser o Cerimonial dos Bispos ser também o Cerimonial da Igreja (seu subtítulo, aliás), penso que essa cerimônia possa ou deva ser feita por simples presbíteros. Todavia, é uma OPINIÃO apenas.
Em Cristo,
A cruz deve permanecer segurada por alguem durante a adoração dos fiéis, ou o ideal é que seja colocada em um suporte (Apropriado ou não). Limpá-la a cada ósculo é correto?
ResponderExcluirO pano que a cobre deve ser vermelho ou roxo? Há alguma forma desse pano ser amarrado? ele tem algum nome específico?
E por fim, existe relação entre a entrada da Cruz na Sexta e do Círio no Sábado, já que ambas as fórmulas são repetidas por 3 vezes?
Grato!
E sobre o monumento, ou altar da reposição... Ele deve ficar dentro ou fora da Igreja? (Em uma sala ou capela anexa) A Sagrada Comunhão deve permanecer somente até a cerimônia da Sexta Santa e depois voltar ao sacrário, ou, após a cerimônia volta ao monumento até a Liturgia Eucarística do Sábado Santo?
ResponderExcluirSe deve permanecer até o sábado, há alguma forma de adoração no monumento entre a cerimônia da sexta e o início da Vigília Pascal?
Grato!
Caros amigos,
ResponderExcluiralguem saberia onde encontro um cerimonial de Pentecostes?
Grato
Como assim, cerimonial? Um Próprio, o senhor quer dizer?
ResponderExcluir