Nossos Parceiros

sábado, 23 de abril de 2011

Excerto da Paschalis Sollemnitatis, sobre o Sábado Santo

Hoje é Sábado Santo. Se ontem, na Sexta-feira Santa, não houve Missa, mas ao menos realizou-se a distribuição da Santíssima Eucaristia, hoje nem isso… A Igreja está de luto.

Acompanhemos o luto da Igreja e de Nossa Senhora, pelas linhas abaixo, da Paschalis Sollemnitatis:

VI. O SÁBADO SANTO

73. Durante o Sábado Santo a Igreja permanece junto do sepulcro do Senhor, meditando a sua paixão e morte, a sua descida aos infernos[75], e esperando na oração e no jejum a sua ressurreição. Recomenda-se com insistência a celebração do oficio da leitura e das laudes com a participação do povo (cf. n. 40). Onde isto não é possível, prepare-se uma celebração da palavra ou um pio exercício que corresponda ao mistério deste dia.[76]

image

74. Podem ser expostas na igreja, para a veneração dos fiéis, a imagem de Cristo crucificado ou deposto no sepulcro, ou uma imagem da sua descida aos infernos, que ilustra o mistério do Sábado Santo, bem como a imagem da Santíssima Virgem das Dores.

75. Neste dia a Igreja abstém-se absolutamente do sacrifício da missa.[77] A sagrada Comunhão só pode ser dada como viático. Não se conceda a celebração de matrimônios nem a administração de outros sacramentos, exceto os da Penitência e da Unção dos Enfermos.

76. Os fiéis sejam instruídos sobre a natureza particular do Sábado Santo.[78] Os usos e as tradições de festa vinculados com este dia por causa da antiga antecipação da vigília para o Sábado Santo devem ser transferidos para a noite ou para o dia da Páscoa.

---

Notas:

[75] Cf. Missal Romano, Sábado Santo; cf. Símbolo dos Apóstolos; 1Pd 3, 19.

[76] Cf. “Princípios e Normas para a Liturgia das Horas”, n. 210.

[77] Missal Romano, Sábado Santo.

[78] S. Congr. dos Ritos, Decr. Maxima redemptionis nostrae mysteria, 16.11.1955, n. 2, AAS 47 (1955) 843.

blog comments powered by Disqus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros