Nossos Parceiros

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Missas "Rorate"

Uma tradição católica para o Advento é fazer celebrar, aos sábados desse tempo litúrgico, a Missa da "memória de Nossa Senhora no sábado" que começa com a antífona Rorate Caeli. Uma particularidade dessa Missa é ser toda celebrada no escuro, sem luz do sol nem artificial: apenas a que emana de dezenas de candelabros sobre o altar, espalhados no presbitério e em outros locais da igreja.

Quem sabe recuperamos essa tradição? Pode-se usar tanto a forma ordinária (em latim ou em vernáculo) quanto a extraordinária.

Eis um vídeo da Missa "Rorate" na forma extraordinária:



E aqui algumas fotos:









O sentido de tais Missas é profundo. No Advento, nos preparamos para a festa do nascimento de Cristo. Assim como nós esperamos hoje tal manifestação do Senhor, a Virgem Maria também o fez. Ela teve o primeiro Advento, preparando-se para o verdadeiro Natal a dois mil e nove anos. Nada melhor do que, aos sábados, dia consagrado a Nossa Senhora, pedirmos sua especial intercessão para que nos ajude nesse trilhar do Advento para que, assim como ela, esperemos a vinda de Jesus em graça e santidade.

6 comentários:

  1. Não conhecia essa missa. Minha cidade, infelizmente, destruiu tudo da tradição da Igreja. Até mesmo o rito novo, aqui, virou novíssimo e deturpado. Mas fiquei encantado com essa missa votiva de Nossa Senhora no sábado. Sabia da possibilidade dela, mas não conhecia o fato de ser celebrada à luz de velas.

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo,

    A Missa de Nossa Senhora no sábado, pelo rito novo, é memória, não votiva. Apenas uma correção para tornar mais preciso teu comentário.

    Quanto ao fato de ser celebrada à luz de velas, isso é uma particularidade dessa Missa quando feita no Advento. A memória de Nossa Senhora no sábado do Tempo Comum não tem essa tradição.

    ResponderExcluir
  3. Quanta sacralidade!
    A Santa Missa é bonita até no escuro, ainda mais quando é na Forma Extraordinária.
    Rezemos irmãos, para que a Santa Missa, ordinária ou extraordinária, Versus Deum ou Versus Populum, em Latim ou Vernáculo, no escuro ou no claro, seja bem celebrada pelo Sacerdote que a preside e bastante frutuosa para o povo que a assiste. Amém.

    ResponderExcluir
  4. Agradeço pela correções. Eu me enganei quando postei o comentário, uma vez que conhecia essa particularidade. Mas agradeço assim mesmo e confirmo o que disse em relação a essa missa. Ela demonstra a riqueza da liturgia católica que, infelizmente, muitos jogaram fora.

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Eu tenho uma dúvida (apenas dúvida, nada que influencie a vida litúrgica da minha paróquia)
    O senhor Rafael Vitola Brodbeck respondeu a um comentário, feito num post sobre kalendas, de alguém que dizia que na paróquia dele a missa da noite do natal começava no escuro e se acendiam as luzes no momento do glória (não sei se antes, durante, depois...), e a resposta foi que essa atitude "não era vista com bons olhos" por que parecia-lhe querer "imitar a vigília pascal" e inclusive citou a missa rorate dizendo que é uma tradição antiga......
    Enfim, o que eu queria saber é, se durante os sábados do advento a missa memória a Nossa Senhora pode ser rezada no escuro, simbolizando a espera de Jesus, por que não é correta a prática da paróquia daquele internauta, se o sentido seria o mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha ignorância em assuntos de liturgia, acho que sei responder: as Missas Rorate são missas de Advento - integralmente de Advento - portanto o escuro tem todos os simbolismos que já foram mencionados mas que não se aplicam à Missa do Galo.
      O Advento tem uma espera. O início da Vigília Pascal tem igualmente uma espera, de uma alegria que chega no Glória. (Para além das luzes, o Vetus Ordo prevê ainda a troca de paramentos)
      No Natal não há espera. O Natal já começa na hora de 1ª Vésperas (que já é celebrada de branco) e, portanto, as Matinas e a Missa do Galo já não têm nenhuma espera (tanto que nunca houve troca de paramentos).
      Corrijam-me se tiver dito algo de errado.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros