
Durante o reinado de Inocêncio III, este Ritual só foi usado na festa da Cátedra de São Pedro, na capela privada do Papa, para os do Rito Galicano, que foi amplamente empregado na diocese de Roma. Além disso, apenas três cópias conhecidas dos livros litúrgicos deste rito antigo, ainda existente em 1215, um dos quais estava caindo aos pedaços – foi dada a São Francisco. O Papa Inocêncio III concedeu o pedido de São Francisco e deu-lhe um dos bons: as cópias ainda existentes do Sacramentário de então, o Lecionário, Rituale e outros livros.
Por conta da Regra de São Francisco, a Ordem Franciscana publicou o primeiro Missal em 1245 - que tinha direito ao Missale Regulare, isto é, o livro de orações das Horas Canônicas - de modo que todos os padres da Ordem poderiam facilmente cumprir os seus deveres, sem ter que carregar todos os livros litúrgicos. O Papa Inocêncio IV tentou reformar a liturgia da Igreja Romana, no mesmo ano, uma reforma que foi amplamente impopular com o clero da diocese de Roma de 1265.
E assim, no reinado do Papa Nicolau III, após ter ouvido falar bem e recebido o Missale Regulare da Ordem, um colaborador próximo de São Boaventura de Bagnoreggio, foi a todas as partes da Europa e propagou-o; e em virtude da grande devoção dos fiéis católicos a São Pedro Apóstolo, decidiu responder à não renovação litúrgica de Inocêncio IV, através do estabelecimento do antigo Rito Romano, uma vez mais como o rito adequado da diocese de Roma.

Hoje, este antigo rito romano é evitado e desprezado por muitos no clero secular e na Ordem, em virtude da sua falta de apreço pelas virtudes da religião e para a importância da Fé na Sagrada Tradição e reverência para com memoriais tradições eclesiásticas. Nós filhos de São Francisco, devemos, mais do que nunca, dar um exemplo saudável de sobriedade espiritual, retornando ao patrimônio litúrgico da Ordem, ajudando da forma mais autêntica e fiel a todos os membros da Igreja!
Fr. Cleiton,
ResponderExcluirmuito bom o texto!!! Só uma dúvida... li no Curso de Liturgia do Pe. Reus que já no século VIII, Carlos Magno havia abolido o Rito Galicano (Guillaume Durand fala inclusive na queima dos livros litúrgicos galicanos)e imposto o Rito Romano em seu reino. Mas no seu texto diz que até Inocêncio III se usava o Rito Galicano até mesmo em Roma...
Bom, é isso... desculpe incomodar, amigo. :)
Pax et Bonum,
Rafael Diehl.
Sim! A minha afirmação é veraz devido às cópias que alguns frades e alguns monges "arquivaram" secretamente em suas bibliotecas - como é sabido por muitos que isso até hoje acontece! E foram algumas destas cópias que chegaram até Inocêncio III, dentre elas subsiste ainda hoje 2 cópias no arquivo secreto da Basílica de São Francisco, em Assis.
ResponderExcluirComo disse, todos bem sabemos que alguns monges e alguns frades, no intuito de conservarem suas obras (ou mesmo para que, se algumas delas forem parar no "Index"), têm-se cópias arquivadas secretamente e, em determinados momentos da história elas vêm de novo à tona. Talvez o Pe. Reus não tinha ciência desta informação. Mas lha digo em virtude do conhecimento das mesmas, por parte do Bibliotecário do Sacro Convento.