Nossos Parceiros

terça-feira, 12 de julho de 2011

Corpus Christi no Ordinariato para ex-anglicanos no Reino Unido

Os grupos de Reading e Oxford do Ordinariato Pessoal Nossa Senhora de Walsingham, que reúne os convertidos ingleses à Igreja Católica vindos do anglicanismo, celebrou seu primeiro Corpus Christi em São Birinus, Dorchester. Foi também a primeira Missa do Pe. David Elliott, ele mesmo um ex-pastor anglicano.

Notem a arquitetura bem inglesa, que é algo a ser preservado do chamado “patrimônio anglicano”. A igreja é como as mais tradicionais capelas anglicanas, com porta real e tudo, a qual foi fechada durante a Consagração. O altar com antepêndio também é algo muito presente naquele ethos.

A Missa foi versus Deum, ainda que no rito moderno.

image

image

image

image

image

image

image

Embora celebrada no rito romano, nota-se o “espírito anglicano”, o que certamente contribuirá para que eles se sintam em casa, com suas tradições espirituais e litúrgicas, seu jeito familiar de constituir as paróquias como comunidades bem vivas e com gente que cultiva poderosos laços entre si em torno do templo, e também contribuirá para que nós, de rito latino “normal” recuperemos nossa própria tradição litúrgica, tão vilipendiada nos últimos 40 anos…

A conversão em massa dos anglicanos e a constituição dos Ordinariatos Pessoais é parte, sem dúvida, do projeto de “reforma da reforma litúrgica”, empreendido pelo Papa Bento XVI.

blog comments powered by Disqus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros