Nossos Parceiros

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Palestra sobre o Preciosíssimo Sangue de Cristo, o sacrifício do Cordeiro e a Santa Missa, em Santa Vitória do Palmar, RS

image

No dia 29 de julho passado, estive em uma pequena comunidade daqui de Santa Vitória do Palmar, RS, que está construindo sua capela (com altar a ser consagrado e tudo o mais), para, aproveitando o fechamento do mês do Preciosíssimo Sangue, lhes ministrar uma palestra sobre esse tema.

Fiz reflexões teológicas e espirituais sobre o mistério de nossa Redenção pelo Sangue do Cordeiro, tocando também em pontos de introdução à teologia da Missa, à noção de sacrifício.
Mostrei-lhes, por fim, que embora devam se organizar na nascente comunidade para a catequese, grupos de terço e pastorais, quando não tiverem Missa (e frisei a distinção entre Missa e meros ritos para distribuição da Comunhão) aos Domingos, devem ir na matriz. Que a Missa mensal em dia de semana não lhes supre o preceito, e que o mandamento ordena que se "vá à Missa", não que se "vá à Missa na minha comunidade"... Para minha surpresa, TODOS já iam à Missa dominical na igreja matriz, graças a Deus!

Já é a segunda palestra que dou para os fiéis da paróquia de Santa Vitória que se reúnem em torno desta comunidade, cuja futura igreja (ainda que não-paroquial, e sim, como se chama no popular, "capela pública", embora uma expressão canonicamente imprópria), cuja futura igreja, como dizia, será dedica ao Apóstolo São Pedro.

Outras virão.

image

blog comments powered by Disqus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros