Recebi o relato abaixo, com fotos, do Pe. Jacson, de Seberi, na Diocese de Frederico Westphalen, RS:
Dr. Rafael
Pax!
Há alguns meses recebi um valioso presente: um Missal em latim. De fato, uma grande graça para quem somente há quase um ano começou a estudar latim no meu mestrado em Londrina/PR. Um estudo difícil para quem tem apenas três ou quatro horas durante uma semana por mês, mas procuro conhecê-la cada vez mais. E poder celebrar em latim faz-me amá-la mais.
Uma vez por semana, exceto a semana em que estou em Londrina, temos Missa em latim na Paróquia. Participam regularmente dois jovens vocacionados e mais cinco pessoas, sendo que outras não com tanta regularidade. É algo de tamanha riqueza, que ficou mais bela na medida em que estas pessoas estão entoando cantos na lingua latina (duas delas recordam do que cantavam antigamente e os jovens estão procurando as letras e cds, sendo que um deles está se propondo a tocar órgão, já que se trata de um prodígio em certos instrumentos).
Sentindo-me na obrigação de lhe enviar fotos, conciliei isto com um pedido dos seminaristas que cursam filosofia, dos quais sou o Diretor Espiritual. Há muito me insistiam em participar de uma Missa em latim. Marquei com eles uns dias de convivência num sítio em minha paróquia e numa tarde nos encontramos na Igreja Matriz para a Santa Missa. Foi muito bonita. Meu Vigário Paroquial, Pe. Ademir, se fez presente, como pode perceber nas fotos.
Ah! Era a memória de Santa Marta (29/07), por isso a casula romana (que resgatamos dos "porões" de nossa Igreja; umas das raras em bom estado).
Partilho estas fotos pois fiquei muito feliz com o pedido dos seminaristas que acompanho.
Em Cristo,
Pe. Jacson Rodrigo Pinheiro