Nossos Parceiros

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Com Zelo, tudo tem conserto!

Há alguns dias, recebi de um Padre amigo meu um pedido: tentar "salvar" um Missal da Forma Extraordinária do Rito Romano; Isto é, procurar algum meio de restaurar um bem tão valioso e tão mal cuidado ao longo dos anos, que chegou a este estado:


Havia comentado também no meu Twitter que, apesar do estado avançado de oxidação das páginas, traças corroendo e outros males decorridos da sua data de impressão (1818), teria conserto... Como de fato teve!

Nada como uma boa pitada de zelo, alinhada a bons amigos conhecedores de conservação de livros (bibliotecários especializados) para realizar tal façanha. Digo isso porque foi necessário um cuidado muito grande, devido à fragilidade em que se encontrava.

Ele passou por um processo de limpeza especial de cada página, além de desbaste, costura, filetagem e encapamento, que resultou:




Ou seja, nada como boa vontade para conservar o que se pode. Ele está pronto para voltar ao uso ordinário, em sua forma extraordinária. Já possui dono, o qual está aprendendo a celebrar a Santa Missa da maneira em que está disposto no dito Missal.


Com Zelo, tudo tem conserto!

blog comments powered by Disqus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros