Recebemos do leitor Eduardo Guedes “fotos da Primeira Santa Missa na Forma Extraordinária do rito romano, celebrada na cidade de Montes Claros, pertencente à Arquidiocese de Montes Claros – MG. A Missa Tridentina ocorreu no dia 25/08/2012, após cerca de 42 anos desde sua última celebração nesse solo. Depois da solicitação junto ao Exmo. e Revmo. Sr. Arcebispo Metropolitano, na qual assinaram 412 pessoas, as quais pediram a referida celebração com frequência semanal, embasados no Motu Proprio Summorum Pontificum e na Instrução Universae Ecclesiae. Cerca de um ano depois, com a graça de Deus, pudemos rejubilar-nos com essa vitória da Tradição católica! A Santa Missa será celebrada todos os sábados, na Paróquia Matriz de Nossa Senhora da Conceição e São José de Montes Claros – antiga catedral diocesana - (Praça Doutor Chaves (Matriz), s/nº, Centro - 39.400-005), às 11hs, pelo Revmo. Pe. Henrique Munaiz Piug, S. J., capelão do Carmelo Maria Mãe da Igreja e Paulo VI, de Montes Claros.
Na primeira Missa, contamos com a assistência, em coro, do Revmo. Pe. Gledson Eduardo Miranda de Assis, s. d., o qual endossou batina, sobrepeliz, mozeta, barrete e estola. Haviam dois acólitos assistindo à celebração no coro, Flávio Veloso e Marcelo Renan. Serviu como acólito, Eduardo Guedes Gontijo Júnior.
Não foi utilizado o véu de cálice, pois o que compramos ainda não nos foi entregue. Usamos o altar-mor (separado da parede), mudando a orientação para versus Deum, rumo à base do antigo altar fixo, na qual colocamos num recipiente digno – embora inapropriado, por não possuirmos relicário – a relíquia de São Luís IX, Rei da França, o qual comemorava memória litúrgica na data.
Assistiram à celebração, cerca de 80 pessoas.
As fotos foram registradas pelo competente amigo, acólito e fotógrafo, Renato César.”