Nossos Parceiros

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Uma liturgia das horas "parva"

Chamam-se de "parvos" versões simples ou simplificadas de orações e liturgias. Assim, por exemplo, há um Ofício Parvo de Nossa Senhora, ou o Missal Parvo (pequeno, com uma liturgia simplificada, para que padres que viajam muito possam andar sempre com ele).



Padre Sérgio Muniz, pároco da Paróquia da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Antiga Sé, no centro do Rio de Janeiro, compilou uma espécie de "Ofício divino parvo", baseado na Liturgia das Horas. É composto de um ciclo semanal de leituras dos salmos em três horários, correspondentes às três principais horas litúrgicas: Laudes, Vésperas e Completas, chamado "Na Presença dos Anjos" (In Conspectu Angelorum).

Da resenha de lançamento:
A idéia do livro "Na presença dos Anjos" surgiu a partir da preocupação em fornecer aos Anjos do Altar [coroinhas e acólitos de três escalões, todos rapazes, que servem o altar de acordo com sua idade e capacidades, donde são fomentadas vocações sacerdotais], às Martinhas [moças que ajudam a liturgia fora do altar, como fazendo leituras e procissões] e suas respectivas famílias, um subsídio prático, consistente e belo para sua oração cotidiana. Contém uma versão simplificada da Liturgia das Horas, orações devocionais aos santos Anjos, algumas das principais orações cristãs, várias com texto bilíngue (latim/português), orações para antes e depois da Missa e um pequeno guia prático para a Confissão. É um livro útil a todo fiel cristão que deseja alimentar sua vida de oração de modo simples e sólido. Organizado pelo Padre Sérgio Muniz, que estará presente na ocasião para apresentar o livro e dedicar/assinar os exemplares aí adquiridos.

O lançamento se dará no Colégio Santo Amaro em Botafogo, no Rio de Janeiro, nesta quarta. A todos os cariocas faz-se o convite para que prestigiem o lançamento e comprem o livro, para aprofundarem sua vida de oração e se aproximarem da Liturgia das Horas.
blog comments powered by Disqus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros