Nossos Parceiros

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Uma opção interessante para a Oração Universal


Uma opção interessante a ser considerada para a Oração Universal no Rito Romano moderno trata-se do conjunto de orações compostas pelo Secretariado Nacional de Liturgia (SNL) da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

Diferentemente daquelas orações que encontramos com certa frequência nos folhetos litúrgicos publicados no Brasil, estas, ao que pude averiguar, não se tratam nem de orações-recado - que procuram dar indiretas aos fiéis - nem são munidas de um conteúdo fortemente ideológico.

Algumas das orações compostas pelo Secretariado - para os domingos, principais solenidades, missas rituais, missas dos Comuns e de Exéquias - estão disponíveis gratuitamente, bem como formulários para que as preces sejam cantadas.

A CEP, contudo, publicou estas e também orações para as missas feriais em formato impresso, divididas em três volumes. O primeiro contém basicamente aquelas orações disponíveis online, mas também mais algumas preces recolhidas de liturgias antigas (índice e exemplo nas fotos abaixo). Os outros dois volumes são para cada um dos anos litúrgicos das missas feriais, anos pares e ímpares.

Publico algumas fotos que fiz quando tive contato com os referidos livros. É possível comprá-los pela internet. Foi-me indicada a Livraria Ferin (de Portugal), mas é possível encontrar os livros em outras livrarias, também nas brasileiras.












Algumas melodias são disponibilizadas duplamente, também em encarte,
de modo a para facilitar o seu uso pelo coro ou equipe de música.

blog comments powered by Disqus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros