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terça-feira, 24 de abril de 2012

Triduum: Sexta-feira Santa em Santana de Parnaíba, SP

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Recebemos a gentil mensagem de um leitor, com fotos:

Boa tarde caro Rafael,

Mando algumas imagens da Solene Ação Litúrgica da Paixão do Senhor celebrada pelo padre Antonio Marques Soares, OCRL, em Santana de Parnaiba, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Algumas são do Ofício das Trevas, que não foi o próprio da Liturgia das Horas, mas sim, uma para-liturgia, com o canto de sete salmos escolhidos dos ofícios da Sexta feira da Paixão.

Espero que estas imagens possam servir de exemplo e que vos sejam úteis em vosso blog.

Em Cristo Ressuscitado,

Jean Carlo.




















































































segunda-feira, 23 de abril de 2012

Flagrantes dos ordinariatos para ex-anglicanos na Inglaterra e na América

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Fotos da primeira Missa do Pe. James Bradley, ex-pastor anglicano convertido, e incardinado no Ordinariato Pessoal Nossa Senhora de Walsingham, para os fiéis oriundos do anglicanismo na Inglaterra e País de Galos, celebrada dia 22 de abril na Igreja do Espírito Santo, em Balham. Nota-se o estilo bastante inglês/anglicano da arquitetura e do ambiente em geral.
O repertório musical da Missa em rito romano, forma ordinária, constou de:
Missa Ego Flos Campi (de Padilla)
O Sacrum Convivium (Tallis)
Regina Caeli a8 (Guerrero)
O pregador foi o Pe. Stephen Langridge.
As fotos nos chegaram pelo Flickr.

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O outro assunto relaciona-se ao Ordinariato Pessoal da Cátedra de São Pedro, para os Estados Unidos. Não se sabe ainda se os fiéis canadenses vindos das igrejas anglicanas irão juntar-se a essa circunscrição eclesiástica ou terão sua própria estrutura.
O Arcebispo de Ottawa, Canadá, D. Terrence Prendergast, celebrou no dia 15 de abril, na Basílica de São Patrício, uma Missa no uso anglicano, o rito próprio das comunidades recebidas na Igreja Católica, influenciado pelo Book of Common Prayer e com traços marcadamente específicos da liturgia inglesa medieval (da época católica, o uso de Sarum). A Missa foi celebrada para a recepção de novos ex-anglicanos, com o Bispo na posição versus Deum.
O estilo das vestes e a própria igreja são bem ingleses, mostrando a influência do colonizador em terras canadenses, bem como acentuando o ethos do patrimônio anglicano (neste caso, em uma igreja católica). As fotos são tiradas do New Liturgical Movement.

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Triduum: Sermão das Sete Palavras, em Corumbá, MS

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Procissão do Senhor Morto e Sermão das Sete Palavras, na Sexta-feira Santa, na Catedral da Candelária, Corumbá, Mato Grosso do Sul, celebradas pelo Pe. Fábio Vieira. 







domingo, 22 de abril de 2012

Reforma da reforma e o sacramento do Batismo

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Mais um artigo de nossa despretensiosa série sobre uma futura unificação das formas do rito romano, conduzindo o mundo católico a uma normalidade litúrgica. Desta vez, teceremos comentários a respeito das cerimônias que cercam o Batismo.

Dia desses, meu segundo filho, Bento, foi batizado. Usamos a forma extraordinária, em vernáculo e latim. Minha primeira filha, Maria Antônia fora batizada pela forma ordinária, igualmente em vernáculo e latim. A comparação entre as duas formas foi inevitável.

Em um primeiro momento, confesso que fiquei muito feliz ao ver um libanês pelotense, ministro extraordinário da Comunhão, que acompanhou o batizado do Bento, no batistério da Catedral Metropolitana de Pelotas, RS, para depois fechar a igreja, nos dizer: "Que lindo o ritual antigo... Parece muito o meu rito maronita." De fato: os ritos tradicionais, ainda que diferentes em muitos aspectos uns dos outros, parecem falar a mesma linguagem, por serem naturais, orgânicos e não criação de liturgistas de laboratório.

Há muitos elementos da forma extraordinária do Batismo que deveriam ser aproveitados em uma unificação litúrgica romana: o uso de duas estolas, roxa para a primeira parte, e branca ou doutorada para a segunda, indicando que o candidato ainda não é filho de Deus e está se penitenciando; o início do Batismo obrigatoriamente fora da igreja (e sua entrada será triunfal e simbólica da entrada na Igreja Católica); os diversos exorcismos; a profundidade dos textos das orações e monições; as duas profissões de fé (uma para a assembléia, que reafirma que crê, e outra para o batizando, que responde pela boca dos pais e padrinhos); a estola roxa sendo colocada sobre o ombro esquerdo do batizando ao entrar na igreja (mostrando que a Igreja o acompanha com a penitência, e que ele, o batizando, é penitente e se "veste" de roxo, quase como o sacerdote, nos ritos orientais, sobrepondo a estola sobre quem se confessa para indicar o poder sacerdotal de absolver pecados).

Entretanto, não há que se negar que na forma ordinária existem elementos positivos: as leituras bíblicas (não com tantas opções como é hoje, frise-se, para que não se dê aquele clima de liberdade excessiva e muita escolha, que tanto ajudam a dessacralizar o rito e a transmitir a idéia de que se pode fazer qualquer coisa), o canto de um hino ao Espírito Santo (mas que seja fixado um, o Veni Creator, e não dando espaço para qualquer hino), e o uso do pluvial pelo celebrante (no rito antigo, só o Bispo usa).

Penso que o pluvial para o sacerdote unifica as normas, dado que em todas as celebrações extra-Missa do rito antigo que requeiram mais cerimônias, o padre usa pluvial, menos no Batismo e Matrimônio. Cria-se uma mentalidade muito "de lista", e não de princípios, e o princípio deveria ser de que o pluvial é o paramento extra-Missa, para padre e para Bispo, e não em uns para padres e Bispos, e em outros momentos só para Bispos. Ademais, é um paramento muito bonito e imponente: o celebrante poderia usar só a estola roxa no início do Batismo e, depois, ao trocá-la pela branca, envergar o pluvial.

É um ponto positivo que o rito antigo do Batismo seja econômico nas lições (na verdade, é tão econômico que não há sequer uma leitura bíblica), e é positivo que o rito novo se preocupe em ter lições (mas não com tantas opções como, infelizmente, é hoje). O melhor, a nosso ver, seria o justo termo: uma leitura só, do Evangelho, e específica sobre o Batismo, sem outras opções ad libitum.

Homilia do 3º Domingo da Páscoa, por Pe. Paulo Ricardo

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sábado, 21 de abril de 2012

A Forma Extraordinária entre os Príncipes da Igreja

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Recentemente circulou no Facebook a seguinte imagem, contendo uma lista de cardeais que celebram a Santa Missa na Forma Extraordinária do Rito Romano, popularmente conhecida como "missa tridentina":


Infelizmente não temos conhecimento da alma caridosa que preparou esta compilação, mas a fim de atestar sua veracidade, trazemos fotos de alguns destes cardeais celebrando a Santa Missa na Forma Extraordinária. Além do mais - precisamos ressaltar - esta lista não é completa, como mostraremos a seguir.

Cardeal Burke, Prefeito do Supremo Tribunal da Signatura Apostólica, na Basílica de São Pedro
Cardeal Cañizares, Prefeito da Congregação para o Culto Divino
Cardeal Malcon Ranjith
Cardeal George Pell, arcebispo de Sydney na Austrália
Cardeal Francis George, Arcebispo de Chicago
Cardeal Walter Brandmüller
Cardeal Dario Hoyos
Cardeal Franc Rode
E, não mencionados na lista, lembramos também:

Cardeal Domenico Bartolucci
Cardeal Francis Arinze
Cardeal Giuseppe Betori, Arcebispo de Florença

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Campanha de Incentivo à Canção Nova

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Às vezes, os defeitos de um trabalho nos incomodam e verbalizamos nossos sentimentos através de críticas. Ainda que tenham por vezes um propósito construtivo, as críticas nem sempre são bem recebidas por aqueles a que se referem. Ao ver um bom trabalho, devemos externar também nossos elogios, esses sim, sempre bem recebidos e mais eficazes.

Não foi nenhuma surpresa para nós a repercussão do post com as fotos das celebrações da Semana Santa na Canção Nova, uma vez que todos gostamos de ver a CN assumindo e desempenhando seu papel de evangelizar pelos meios de comunicação. Reconhecemos o alcance da TV CN e percebemos que a beleza das celebrações comoveu a muitos, mesmo aqueles que não fazem da liturgia o seu objeto de estudo.

Como pontos positivos das celebrações podemos citar o arranjo beneditino dos castiçais e cruz no altar, a utilização dos paramentos romanos, a distribuição da Sagrada Comunhão de joelhos com uso do genuflexório, seguindo o exemplo do Papa, uso de batina e sobrepeliz dos acólitos, introdução de cantos em latim e outros como prescreve o Missal para o Tríduo, introdução de momentos de silêncio, desnudação dos altares, velamento das imagens, pluvial na procissão de Ramos, uso de um coro.


Para quem ainda não viu, os posts sobre as celebrações da Canção Nova são os seguintes:




Precisamos fazer chegar à Comunidade, na pessoa do seu Fundador, dos membros do Conselho, e sacerdotes, a nossa alegria por ver a CN empenhada em oferecer aos peregrinos e aos telespectadores uma liturgia bem celebrada para que tais modificações atinjam todas as celebrações de sua programação. Por isso, nós, do Salvem a Liturgia, sugerimos aos leitores as seguintes ações:

- Envio de mensagem para sugestaoliturgia@gmail.com, a partir de onde serão repassados os emails para o Mons. Jonas, os membros do Conselho da Comunidade, sacerdotes, responsáveis pela TV, eventos, e outros. É importante que a repercussão positiva chegue a esses membros da direção da CN!


- Postagem elogiosa nas páginas do Facebook da Canção Nova: Comunidade Canção Nova e TV Canção Nova .



- Postagem elogiosa em seu próprio mural, marcando (tag) a página da Canção Nova .



- Postagens elogiosas no Twitter direcionadas ao perfil @cancaonova com a hashtag #liturgiaCN



- Se você já é sócio-evangelizador da Canção Nova, considere fazer algo a mais nesse mês, em termos de contribuição, como um valor maior, ou conseguir, com os parentes e amigos, a adesão de novos sócios. Se ainda não é, considere a possibilidade de contribuir. Tais decisões devem ser comunicadas ao conselho pelos emails acima, esclarecendo que a decisão foi motivada pela disposição da CN em celebrar a liturgia de forma digna, solene e bela. Inclua no e-mail o seu código de sócio.


Tem outras idéias de como incentivar a Canção Nova a investir cada vez mais em liturgia bem celebrada? Poste aqui seu comentário. Vamos juntos conquistar essa grande aliada para o empreendimento que é salvar a liturgia do nosso Brasil.
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