Manchetes

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Missa em rito bizantino, na paróquia pessoal dos russos católicos orientais do Brasil

Texto e fotos do excelente blog: http://opulentiamonachicus.blogspot.com/

Essas fotos foram tiradas durante a Divina Liturgia, da solenidade da Natividade de Nosso Senhor Jesus Cristo, na capela Nossa Senhora da Anunciação, paróquia pessoal dos Católicos Russos, de Rito Bizantino.

Essa capela é a unica no Brasil destinada aos russos que professam a religião Católica.

A Igreja Russa, é um grande exemplo da correta inculturação dentro da liturgia, como por exemplo, o bom uso da lingua vernácula (o eslavônio), e dos ícones russos.






Procissão do Evangelho




Comunhão dos fiéis
Benção da agua

7 comentários:

  1. No rito bizantino, não há um código estrito de cores litúrgicas, que são usadas mais por costumes locais ou por antigas tradições, do que por rubricas. Ademais, o sacerdote pode usar outras cores que ressaltem o esplendor.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo esclarecimento. Esse seminarista na foto é meu amigo!

    ResponderExcluir
  3. Olá a todos

    Agradeço pela divulgação das fotos do meu blog.
    Quero avisar aos visitantes que por motivos tecnicos, o blog esta desatualizado e estou em outro endereço tratando também de assuntos sobre liturgia: www.monachicus.blogspot.com . Claro, no meu espaço não deixo de divulgar o belo apostolado de vocês!
    Abçs

    ResponderExcluir
  4. Parabéns por essa bela iniciativa! Deus os abençõe por esse pio empenho. Apenas gostaria de comentar algo, no uso liturgico russo, usa-se por língua liturgica o eslavônico (paleo-eslavo), a qual não é uma língua vernácula...Por concessão do Papa Adriano II(868 dC), foi aprovada a sua inclusão como língua liturgica (eslavo-eclesiástico), ocorrendo então por obra dos Santos Cirilo e Metódio e seus discípulos, a tradução da Sagrada Escritura, obras teológicas e textos liturgicos... Foi a língua liturgica dos católicos-romanos da Croácia até o Concílio Vaticano II. Também aproveito para dizer que os ícones usados na Igreja Russa são bizantinos, independente da escola iconográfica que venha a seguir o iconógrafo... Abraço, Fábio

    ResponderExcluir
  5. Aonde fica essa capela, aqui no RJ? Alguém sabe quais igrejas ortodoxas existem aqui no RJ, eu procuro e não acho! Preciso fazer um trabalho sobre isso, preciso de vídeos e tal, se puderem, mandem um email com os dados das paróquias/ capelas e os endereços por favor! gabriel.ecclesia@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Prezados amigos,

    a comunidade mantenedora da 'igrejinha dos russos", em São Paulo, ha alguns anos desenvolvia conversações com representantes da Igreja Ortodoxa Russa, para que a comunidade fosse integrada ao corpo desta igreja.
    Foi destituido o vinculo com a Igreja Catolica Romana, e já neste ano de 2013 esta paroquia ja realizou Divinas Liturgias celebradas por clerigos do Patriarcado de Moscou(a cada primeiro domingo de cada mês, desde Agosto) no Brasil.
    Neste proximo Domingo, dia 06 de Outubro, os clerigos da igreja ortodoxa russa Santa Mártir Zenaide vão celebrar a Divina Liturgia neste templo. A partir de Janeiro, o Rev.Presbitero Dionisio, vai servir de forma fixa a esta comunidade, como seu paroco.
    No amor de Cristo,
    Diácono Marcelo (Paiva).

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...