Nossos Parceiros

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Missa em latim, versus Deum, mas no rito novo em Montes Claros, MG

Em dezembro do ano passado, esteve em Montes Claros-MG, o Pe. Demétrio Gomes, de Niterói-RJ. O padre celebrou no Carmelo uma belíssima Missa no rito moderno, (Novus Ordo, forma ordinária) em latim e vernáculo, "versus Deum". A música (gregoriano, polifônico e cânticos populares) ficou por conta do coro das monjas carmelitas.

As sacras para esse rito - sim, podem-se usar sacras no rito novo - foram confeccionadas por mim e enviadas por e-mail ao padre.

Abaixo, algumas fotos:























22 comentários:

  1. Rafael

    O que seriam as "sacras" que você menciona?

    Grato,
    Sidnei

    ResponderExcluir
  2. É impressão minha, ou na foto nº 19 há uma MESCE "ajudando" padre a distribuicao da comunhão?

    ResponderExcluir
  3. quanto as sacras...
    vc disse que enviou ao padre por email...
    seria possivel me enviar tbm?

    dbb_timao@hotmail.com

    muito obrigado...

    ResponderExcluir
  4. Perdoe-me a empolgação, mas... DIA HISTÓRICO aqui em Montes Claros!!!

    Abraço!

    Em Cristo,

    ResponderExcluir
  5. Acho que a senhora MECE está apenas "acolitando". Não a vejo distribuindo a Eucaristia. De qualquer modo, "brick by brick", como diz o Pe. Z.

    Para quem perguntou sobre sacras, em breve postaremos aqui como baixá-las, tanto do rito extraordinário, onde são mais usadas, quando a adaptação ao rito ordinário. Sacras são cartões que se coloca no altar, geralmente enquadrados, com alguns textos mais usados na Missa, para que não se precise consultá-los, ao menos estes, no Missal. Servem também como embelezamento do altar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Péssimo ver mulher em altar durante celebração. Outrora só subiam ao altar extra missam extra officium. Horrível o uso de sacras neste rito modernista, fica até esteticamente feio. Pois só há 2.

      Excluir
  6. Para nós montes-clarenses esse foi um dia inesquecível. O Pe. Demetrio é muito especial, nos apoiou todo o tempo em se tratando da missa ser celebrada dessa maneira. Para mim foi uma grande alegria acolitar nesse missa e de modo especial com ele.

    Pax Domini.

    ResponderExcluir
  7. Caro Rafael V. Brodbeck,
    PAX!

    Admiro muitíssimo o trabalho dos senhores e o utilizo com frequencia para a formação litúrgica. Sou de uma diocese que conserva em seu território as duas formas do Rito Romano e tenho a graça de partipar com frequencia do Santo Sacrifício bem celebrado com decoro, sobriedade e solenidade em ambas as formas. Entretanto, em relação ao uso das sacras no rito romano ordinário fiquei bastante surpreso, não me recordo de vê-las mencionadas na Instrução Geral do Missal Romano nem no Cerimonial dos Bispos. Gostaria de saber onde se encontram as rubricas que prescrevem seu uso no rito de Paulo VI? Em relação a função estética das sacras no altar, discordo do senhor, ao menos nas fotos apresentadas acima. O altar ficou por demais polúído com as sacras e com aqueles castiçais que não formaram um conjunto harmonioso. E o que era aquela folha digitada dentro do Missal ao lado do Prefácio da Oração Eucarística?

    ResponderExcluir
  8. Bem, eu não vi nada de poluído e de desarmonioso no altar, mas isso é um tema opinável, subjetivo, não?

    Sobre a folha digitada, não sei. Pergunte para quem estava na Missa. Que mania o pessoal tem de focar-se no que considera negativo... Pelo amor de Deus, pessoal!

    Quanto ao uso de sacras na forma ordinária, não é preciso rubricas, até porque elas são um COSTUME que nos chega da tradição litúrgica. Nem mesmo havia rubricas para elas quando já se as usavam no rito anterior. É questão de bom senso: é verdade que devemos nos ater ao que as rubricas prescrevem, e não colocar nada que não seja previsto, mas isso vale para elementos estranhos. O que o bom senso nos ordena e a tradição mantinha não é equivocado.

    ResponderExcluir
  9. Não sabia que versus Deum podia deixar os vasos sagrados e o missal sobre o altar desde o início da celebração.
    Notei várias diferenças ao que estou acostumado a ver. Gostaria de saber qual a diferença entre casula gótica e romana (sei que as que eu vejo são de um estilo e a que o sacerdote das fotos usava era de outro)

    ResponderExcluir
  10. Olá

    Belissimas fotos!
    Só um palpite: eu acho que as folhas de sulfite dentro do missal podem ser orações e cânticos em latim, já que o padre celebrou em vernáculo.
    Abçs

    ResponderExcluir
  11. Caro Rafael,

    PAX!

    Não se trata de focar-se no que é negativo. Mas, se queremos uma liturgia que seja antecipação daquela que acontece na Jerusalém Celeste, devemos buscar a perfeição seguindo as rubricas e o espírito que está por detrais delas, para não cairmos no legalismo vazio e estéril. Entretanto, se partirmos do pressuposto do costume - estranho ou não - sem um respaldo litúrgico-histórico caímos no relativismo ou numa piedade sem doutrina, simplesmente por que é uma tradição que muitas vezes chega à traição (mesmo que se tenha boa intenção) do espírito da autêntica liturgia, como o senhor procura defender de maneira tão eminente.

    ResponderExcluir
  12. Eu estive na Missa. As folhas impressas sobre o Missal é o 'Canon Missae' do rito de Paulo VI. Isto se deu pelo seguinte: Iria ser celebrada a Missa Tridentina ao invés da Missa Nova, porém, 24 horas antes da celebração, o arcebispo local proibiu sua realização. Bom, como não temos 'Missale Romanum' 2002, restou imprimir o Canon (inclusive foi uma sugestão do Padre). Com tão pouco tempo não foi possível fazer algo melhor (como colocar uma capa dura). Quanto aos castiças "desarmoniosos", nem todos tem dinheiro para comprar 6 castiçais idênticos. Também queremos a perfeição, mas até chegar a ela é preciso ter paciência, tanto quem a busca quanto quem a espera.

    ResponderExcluir
  13. É bom ver que ainda existem missas decentes. Acho que o mais importante, atualmente, não seria restaurar a missa tridentina, e sim, incentivar, realmente, a missa perfeita, segundo as rubricas. Esses dias pedi uma musica em latim na radio, e quando encontrei com o seminarista que trabalha lá, ele me disse que eu não serviria pra ir pro seminário porque a igreja tem que ir pra frente, e não pra trás, que aquele mundo de paramento não serve pra nada. Então talvez pra ele a missa papal seja sinonimo de regresso. HIPOCRITA!

    Pax!

    ResponderExcluir
  14. Peraí.

    O arcebispo proibiu a celebração da Missa de São Pio V?!?!

    Isso é grave!

    O Motu Propio Summorum Pontificum não o tinha liberado universalmente???

    Pode ainda um bispo proibir a sua celebração?

    ResponderExcluir
  15. Muito bom mesmo. Mas quem foi que organizou esta missa lá? Pelo que vemos ainda tem genta apegada à tradição.

    ResponderExcluir
  16. Marcosantoniof Almeida7 de julho de 2010 às 17:28

    e permitido o uso do manipulo na forma ordinaria e pq o padre usa a estola cruzada sendo que a missa foi celebrada na forma ordinaria e na forma ordinaria a estola deve ser usada caindo sobre o peito?

    ResponderExcluir
  17. Paz e Bem!
    Sou religioso e minha congregação tem uma grande preocupação com o decoro na Celebração de Santa Sacrifício da Missa. Estou estudando e me preparando para receber a ordenação sacerdotal, e espero dignificar este tremendo mistério com uma celebração digna da Missa. Tenho aprendido muito com este site e fiz uma apostila completa com os "Mitos Liturgicos" para melhor difundir a verdaderira fé Católica. Gostaria de pedir, se possível, que me envie as sacras próprias para a "Forma Ordinária do Rito Romano Versus Deum".

    ResponderExcluir
  18. Só agora fui ler os comentários e... PELO AMOR DE DEUS!! Como pode um Arcebispo proibir a Missa de S. Pio V? Como ele pode proibir a MISSA?! Isso não devia ter sido relatado?! Gravíssimo.
    Outro caso desses tem em Belém-Pa. Soube que o Arcebispo proibiu que se realizasse, em qualquer circunstância, a Santa Missa de Usus Antiquor na Catedral. Não acho que Bispo nenhum tenha direito de proibir a Missa Antiga, visto que temos um Summorum Pontificum assinado por Sua Santidade alegando o contrario. Temos apenas que rezar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que sei, a disciplina do rito extraordinário está sob o direito do ordinário local, já que o bispo é liturgo por excelência da igreja local!

      Excluir
  19. como é possível encontrar a forma correta de celebrar desta forma que aqui se apresenta ? ... onde eu posso encontrar um 'missal' que indique o momento que virar-se a Deus e virar-se ao povo??

    ResponderExcluir
  20. Sobre as sacras, tenho vontade de fazer umas também, parece óbvio, mas perguntarei, o senhor as imprimiu e enquadrou certo? Aliás ficaram muito bonitas mesmo, sendo assim, haveria algum tamanho obrigatório para as sacras no rito antigo?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros