Nossos Parceiros

terça-feira, 16 de março de 2010

O papel das mães em um novo Movimento Litúrgico

Por DEBORAH MORLANI
Tradução: Maite Tosta

"Ensina à criança o caminho que ela deve seguir; mesmo quando envelhecer, dele não se há de afastar.." -- Provérbios 22,6

Recentemente, li um comentário feito por um pai e marido católico que me trouxe à mente a questão do papel importante e único das mães católicas no novo movimento litúrgico. O comentário foi simplesmente este: "Minha esposa é ótima em trazer o ano litúrgico para a nossa vida familiar.". Trazer o ano litúrgico para o lar é, de fato, uma parte vital do novo movimento litúrgico porque ajuda a manter as famílias enraizadas na fonte e topo da vida Cristã: a Sagrada Liturgia. Enraizando a família no ano litúrgico ajuda a produzir vidas centradas em Deus e continua a formação e santificação da família católica que flui da Sagrada lLturgia. Isso, por sua vez, pode ser melhor transmitido até a vida adulta, seja como sacerdote, religioso ou leigo, para ser promovido em nós mesmos e nos outros. Evidentemente, todos têm papéis importantes no novo movimento litúrgico, mas no que se refere à "igreja doméstica", a trazer a vida litúrgica para o lar, normalmente na maioria dos lares é a mãe quem planeja e organiza as celebrações especiais, comidas, artesanato, músicas, histórias e orações, bem como a catequese apropriada para sua família de acordo com o calendário litúrgico da Igreja. É por isso que o papel da mãe católica deve ser entendido como tão importante e vital para o novo movimento litúrgico, pois é no lar que as sementes formativas da vida litúrgica podem ser plantadas e cultivadas.

Dito isso, um grande obstáculo para as mães católicas que querem trazer a vida litúrgica para o lar hoje em dia é que muitas não foram elas mesmas criadas com as tradições, costumes e celebrações que são associadas com o ano litúrgico, elas mesmas não foram educadas na prática de viver uma vida litúrgica. Infelizmente, houve uma grande deficiência quanto a isto nas últimas décadas e isso deixou muitas mães católicas com o desafio de reaprender e redescobrir essas coisas por si mesmas. No entanto, há ajuda disponível, então, sejam corajosas. Muitos recursos ótimos estão agora disponíveis, escritos por outras mães católicas que enfrentaram este desafio, e que escreveram e passaram adiante suas visões e experiências de trazer o ano litúrgico para seus lares e famílias.

Recursos para ajudar as famílias a celebrarem o ano litúrgico no lar não precisam ser caros, e, na verdade, há muito material gratuito disponível na internet. Um site que eu recomendaria é o "Catholic Culture" e sua seção " Ano Litúrgico". Lá se encontram explicações dos diversos dias de festa, juntamente com idéias práticas para receitas, artesanato, orações, práticas, etc. Há diversos outros sites úteis online e postaremos outros links e materiais a fim de compartilhar mais idéias no NLM para trazer a vida litúrgica para o lar e para a família - o "Novo Movimento Litúrgico para mães', digamos assim.

Desejo encorajar as mães a enraizar suas famílias na Sagrada Liturgia, trazendo o ano litúrgico para suas casas. Talvez haja alguma verdade no ditado que diz " a mão que balança o berço governa o mundo", pois as mães católicas podem ter muita influência na próxima geração de católicos, plantando as sementes que irão desabrochar e por sua vez propagar-se cada vez mais. Ao assumir este desafio, elas não só irão obter proveito espiritual para elas mesmas e suas famílias, mas também estarão fazendo o seu importante papel de promover um novo movimento litúrgico.

Fonte: NLM

Um comentário:

  1. Adorei o texto.
    Estamos nesta discussão em nossa Comunidade...sobre qual papel da Igreja e da mãe no processo de evangelização da criança.
    Obrigada!
    Gostaria que colocassem mais links de informações como disse existir.
    Abçs fraternos
    Edna

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros