Nossos Parceiros

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Método de assistir ao Santo Sacrifício da Missa


MÉTODO DE ASSISTIR AO

SANTO SACRIFÍCIO DA MISSA

EXPLICAÇÃO DOS MISTÉRIOS DA MISSA


Segundo as "Novas Horas Marianas" pelo Pe. J.J. Roquete

Winterberg, Tchecoslovaquia

Casa Editora Catholica

J.STEINBRENER

Imprimatur de S.S. Pio X


Quando o sacerdote sai revestido da sacristia, representa o Cristo, quando saiu do ventre virginal de Nossa Senhora ao mundo, ou quando subiu ao monte Calvário para cumprir os mistérios de nossa redenção.

O barrete representa a coroa de espinhos que por zombaria colocaram no Senhor.

O amito significa o véu com o qual os soldados lhe vendaram os olhos.

A alva representa a veste branca que por escárnio Herodes mandou que o vestissem.

O cíngulo significa a corda com que ataram o Senhor, quando o prenderam e levaram preso para Jerusalém, ou também, a corda com o qual o amarram a coluna para açoitá-lo.

A estola significa a corda que lançaram ao seu santo pescoço, quando

lhe impuseram a cruz às costas.

A casula significa a túnica que retiraram de Cristo para crucificá-lo, e o manto que os soldados colocaram para zombar D’Ele.

O galão da casula representa a própria Cruz.

O Altar e a Pedra D’Ara significam a Cruz onde Nosso Senhor foi pregado.

A Cruz colocada sobre o altar lembra ao sacerdote que ele deve assemelhar-se ao Cristo Crucificado.

As santas alfaias significam o sudário em que o Senhor foi envolto.

O cálice representa o sepulcro.

A patena significa a pedra com que se fechou o sepulcro.

A hóstia e o vinho significam o Corpo e o Sangue de Cristo, no qual se hão de converter; e a água que se deita no cálice significa a que saiu de seu Divino lado.

As velas acessas significam a fé viva que deve animar os fiéis que assistem ao incruento sacrifício da Missa.



ORAÇÃO PARA ANTES DA MISSA

Meu Senhor Jesus Cristo, Criador e Redentor nosso, vosso amor é tão abrasado pelos homens, que não satisfeito de terdes descido do céu a terra, e vestido a nossa mortalidade, para que unida com ela vossa divindade satisfizesse a justiça de vosso eterno Pai ofendida, cujo mistério inefável se consumou no Calvário, em que sofrestes morte de Cruz para nos dar a vida da glória; quisestes ainda deixar uma perpétua memória deste sanguinolento Sacrifício, consagrando vosso Santíssimo Corpo e Sangue antes da hora de vossa dolorosa paixão e trânsito da morte, que agora significa o santo sacrifício da Missa, e consagração do Santíssimo Sacramento, que o Sacerdote cada dia oferece pelos fiéis vivos e defuntos. Fazei-me, pois digno, ó Senhor meu Jesus Cristo, por vosso divino amor, de que eu possa ouvir e ver celebrar o santo sacrifício da Missa com atenta devoção e coração agradecido, e ter presente em minha memória vossa santíssima vida, paixão e morte, que nesta hora se apresenta pelo Sacerdote; e para que eu possa reverenciar e louvar os divinos Mistérios do incruento Sacrifício, com o Sacerdote e todos os circunstantes, gozando do seu fruto em minha alma, e oferecer minhas orações e obras devotamente em honra e glória de vossa divina e soberana Majestade. Recebei em satisfação de minhas culpas, e em ação de graças por tantos benefícios que de vossas mãos continuamente recebo.

Oferecei ó meu amantíssimo Salvador, a vosso santíssimo Pai celestial vossa inocente vida, dolorosa paixão, e cruel morte, com a qual haveis satisfeito por todos nossos pecados. Recebei, pois, ó Deus Pai misericordioso este santíssimo Sacrifício de vosso Unigênito Filho em satisfação de meus pecados e dos de todo o mundo, e salvai-nos pelos merecimentos de tão preciosa Vítima, recebei-nos com todos os santos escolhidos e bem-aventurados na glória do Paraíso Celestial, onde viveis e reinais com vosso Filho, em unidade com o mesmo Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.


AO SAIR O SACERDOTE DA SACRISTIA E CAMINHAR PARA O ALTAR, EM QUE REPRESENTA CRISTO QUANDO SAIU DO CLAUSTRO VIRGINAL DE NOSSA SENHORA, E APARECEU AO MUNDO FEITO HOMEM.


Eu vos adoro, divino Salvador, descendo ao seio do eterno Pai, nascendo de uma Virgem e aparecendo no mundo feito homem, para nos instruirdes com o vosso exemplo, ensinardes vossa doutrina, e resgatardes com o vossa Sangue; fazei Senhor, que vosso exemplo me confunda, vossa doutrina me guie sempre, e vosso Sangue não seja para mim inútil, aproveitando-me para a vida eterna. Amém.


AO COMEÇAR O SACERDOTE DIRÁ A CONFISSÃO, AO DIZER REPRESENTA COMO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO TOMOU SOBRE SI NOSSOS PECADOS E PAGOU POR ELES.


Deus e Senhor meu, eu me apresento diante de vossa divina Majestade, como o Publicano, confessando-me como o maior de todos os pecadores e pedindo-vos perdão de minhas grandes culpas as quais tomates sobre vossos ombros para pagar por mim. Lavai-as, Senhor, com a água de vossa divina graça, para que devotamente vos contemple nesta Santa Missa, e por todos sempre vos louve. Amém.


AO GLÓRIA QUE REPRESENTA O CÂNTICO DOS ANJOS E SERAFINS NO NASCIMENTO DO FILHO DE DEUS.


Glória a vós, Senhor, no céu e paz na terra aos homens: glória a vós, dulcíssimo Jesus, pois quisestes fazer-vos homem, e nascer das puríssimas entranhas da Virgem Maria, para me remir da culpa. Os anjos vos louvem; os Querubins e os Serafins e todos os espíritos celestes vos bendigam. Fazei, Senhor, que eu com eles sempre cante a vossa glória. Amém


AO DOMINUS VOBISCUM QUE SE FIGURA A BONDADE DE DEUS EM SE COMUNICAR AOS HOMENS E A ADORAÇÃO DOS REIS MAGOS.


Senhor meu Jesus Cristo, que para salvar o gênero humano viestes ao mundo, e com uma nova estrela guiastes os três reis magos até o lugar do vosso nascimento, onde eles vos encontraram reclinado em pobre presépio; guiai-me com a luz de vossa graça, para que, adorando-vos, e confessando-vos na terra por meu Criador e Salvador, Deus e Homem verdadeiro, vá depois gozar da luz celeste que iluminas os escolhidos por toda a eternidade. Amém.


AS PRIMEIRAS ORAÇÕES (COLETA) REPRESENTAM A APRESENTAÇÃO DO SENHOR AO TEMPLO.


Pai Eterno, que em vossa santo templo recebestes ao vosso Unigênito Filho com sua santíssima Mãe, para que cumprissem com a cerimônia da lei de purificação; fazei, Senhor, que minha alma, como filha vossa seja digna oferta em vosso templo, imitando a Jesus, Maria e José, na sua santíssima vida. Amém.


A EPÍSTOLA LEMBRA A PREGAÇÃO DOS APÓSTOLOS.


Ó dulcíssimo Jesus, que enviastes os vossos Apóstolos para pregarem o perdão dos pecados, compadecei-vos de mim grande pecador; todas as minhas culpas lanço no mar imenso de vossa misericórdia, e humildemente vos suplico que me deis um verdadeiro arrependimento e emenda, e me olheis com olhos de piedade, para que de ora em diante nunca mais vos ofenda, e sempre vos louve. Amém.


AO EVANGELHO QUE SIGNIFICA A DOUTRINA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO ANUNCIADA AO MUNDO.


Ó divino Mestre e Redentor nosso, que tanto aos judeus como aos gentios anunciastes vossa lei santíssima, abri outra vez vossa sacrossanta boca e falai, Senhor, para que vosso servo ouça; iluminai-me para que eu guarde vossa sagrada doutrina e faça com que por ela nos ensinais, e como discípulo vosso vos bendiga e louve. Amém.


AO CREDO QUE REPRESENTA OS FRUTOS DO ANÚNCIO EVANGÉLICO.


Ó Redentor nosso, que para salvação das almas, andastes pelo mundo com imensos trabalhos, pregando a lei da graça; concedei-me , Senhor, por vossa misericórdia, valor para guardar vossa santa lei e confessa-la diante de vossos inimigos; e que vos louve por todo sempre vosso santo nome.Amém.


AO OFERTÓRIO QUE SIGNIFICA QUE A DOUTRINA DE CRISTO É ORIGEM DA FÉ E TESTEMUNHO DAS OBRAS.


Ó eterna sabedoria do Pai, cuja doutrina vossos santos creram de todo o coração, confessaram com a boca, e testemunharam com as obras; eu vos rogo, Senhor, me deis uma fé viva, para que firmemente creia em tudo que vós ensinastes, e confessando-o com a boca, o confirme com as obras para honra e glória vossa. Amém.


AO LAVABO QUE SIGNIFICA A CONDENAÇÃO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO POR PÔNCIO PILATOS.

Recebei, Senhor, este sacrifício, que vos oferecemos por nossas culpas, lavai todas as minhas manchas; dai limpeza de coração, tirai-me a afeição desordenada das criaturas, para que ponha toda em vós, que sois meu Criador, vos ame, obedeça e imite, e no fim da vida vos goze por toda a eternidade. Amém.


2 comentários:

  1. Esse livro ainda é editado?!
    Se não é, poder-se-ia voltar a editá-lo?!
    Poderiam editá-lo em pdf,por exemplo?
    Alex A.B.

    ResponderExcluir
  2. Tenho um missal(Officios dos Domingos)
    Livro da Missa e da Confissão,
    de J.Steinbrener, capa de couro marrom claro,
    edição 1911, com permissão do Papa Pio X, com lateral em pó de ouro.
    Particular/pertenceu a membro de minha familia.
    É uma raridade em ótimo estado, já com quase 100 anos.
    Avaliado no Masp/SP.
    Interessados podem entrar em contato pelo e-mail vlaparicio@gmail.com
    ou pelo fone 011-81050489(Tim)/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros