Nossos Parceiros

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Missa tridentina em novo local no Recife, PE

O grande amigo Jorge Ferraz, do magnífico blog Deus lo vult, nos manda o seguinte relato sobre a Missa tridentina no Domingo de Páscoa, no Recife, com fotos do amigo em comum, José Claudemir Pacheco Júnior, membro do Regnum Christi.

No dia 24 de Abril p.p., Domingo de Páscoa, foi celebrada a Santa Missa na Forma Extraordinária do Rito Romano na Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares, uma igreja histórica localizada no centro da cidade do Recife. Foi a primeira vez que esta missa foi celebrada nesta igreja desde a entrada em vigor do Motu Proprio Summorum Pontificum; a celebração foi realizada pelo reverendo monsenhor Edvaldo Bezerra, que doravante estará responsável por celebrá-la todos os domingos nesta igreja, ao meio-dia.

A Santa Missa de Páscoa, Ressurrexi, foi celebrada na presença de cerca de 50 fiéis vindos dos mais variados lugares da cidade. Sobre o imponente altar-mor da Igreja, recentemente restaurado, foi oferecido à Trindade Santa o Santo Sacrifício do Corpo e do Sangue de Cristo, na grande solenidade em que toda a Igreja celebra a Ressurreição de Nosso Senhor e Salvador.

Durante a homilia, o sacerdote lembrou aos fiéis a importância de também eles ressuscitarem com Cristo; não apenas na Ressurreição do Último Dia, mas na Ressurreição que é a conversão verdadeira - passando do estado de mortos pelo pecado para o de vivos pela Graça de Deus. Exortou os fiéis a - nas palavras do Apóstolo São Paulo - buscarem as coisas do Alto, se é verdade que eles de fato ressuscitaram com Nosso Senhor. Também exaltou a importância dos sacerdotes católicos e da radical fidelidade que estes devem ter à Igreja de Cristo, citando um ensinamento que lhe fora transmitido na juventude: "no coração do padre deve haver três amores: amor a Cristo, amor à Igreja, amor ao Papa".

Ao final da celebração, o sacerdote manifestou aos fiéis o desejo de que eles chegassem um pouco mais cedo no próximo domingo, a fim de que pudesse ser ensaiado o Kyriale (ao menos) da missa De Angelis, para que o canto gregoriano pudesse tornar a celebração mais bonita e mais solene. Por fim, após o canto do Regina Caeli, o monsenhor Edvaldo desejou uma Feliz Páscoa a todos e se retirou do presbitério, deixando os fiéis na Igreja a realizarem a sua Ação de Graças por esta tão preciosa celebração.

Foto0291 

Foto0293

Foto0294

Foto0297

Foto0298

Foto0299

Foto0300

Foto0301

Foto0304

Foto0308

blog comments powered by Disqus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros