Nossos Parceiros

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Corpus Christi com as monjas redentoristas de São Fidélis, RJ

Nem todos sabem, mas há um mosteiro da OSsR (Ordem do Santíssimo Redentor) vinculado à Administração Apostólica São João Maria Vianney. A OSsR é um instituto religioso da mesma família da Congregação do Santíssimo Redentor (CSsR, os redentoristas), fundada por Santo Afonso Maria de Ligório. No Brasil, estão presentes com dois mosteiros, um em Itu, SP, e outro em São Fidélis, RJ.

O mosteiro de Itu é ligado por laços de fraternidade à CSsR, os redentoristas, enquanto o de São Fidélis, por seguir a regra afonsiana antiga, está ligado aos FSsR – Filhos do Santíssimo Redentor, ou redentoristas transalpinos.

As monjas que hoje estão em São Fidélis obtiveram, pelas mãos do Núncio Apostólico, D. Sebastião Baggio, com a aprovação do Papa Paulo VI, a autorização para que seu convento usasse os usos litúrgicos e disciplinares tradicionais já em 1969, quando o restante da Ordem passava a adotar a regra reformada pós-conciliar. A autorização se deu a pedido de D. Geraldo Proença Sigaud. O primeiro mosteiro foi na cidade de Campos dos Goytacazes.

As irmãs continuaram sua prática, embora, mais tarde, junto com os problemas que ocorreram na Diocese de Campos após a resignação de D. Antônio de Castro Mayer e a criação da União Sacerdotal, tenham aderido à situação canônica irregular de Mons. Lefebvre. Com a ereção da Administração Apostólica, foram nela incorporadas e tiveram sua situação canônica trazida de volta à normalidade.

Em 2004, as monjas se transferiram ao atual mosteiro em São Fidélis.

image

image

A festa de Corpus Christi foi celebrada com especial entusiasmo nessa pequena, mas vibrante comunidade religiosa, obviamente segundo a forma extraordinária.

As fotos seguem:

image

image

image

image

image

image

image

O endereço do convento:

Monjas Redentoristas
Mosteiro da Santa Face e do Puríssimo e Doloroso Coração de Maria
Rua Armando Marques, s/n
28400-000 São Fidélis - RJ BRASIL

email: madresredentoristas@yahoo.com.br

blog comments powered by Disqus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros