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quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Vaticano informa: manípulo NÃO foi abolido

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Do Departamento das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice:

O manípulo é um paramento litúrgico usado nas celebrações da Santa Missa segundo a forma extraordinária do Rito Romano; caiu em desuso nos anos da reforma litúrgica, embora não tenha sido abolido.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

A língua empregada na liturgia, segundo o Catecismo da Santa Missa

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Segundo o Catecismo da Santa Missa, baseado em livro de autor anônimo do Século XIX:
P205. Que preocupação teve a Igreja quanto à língua em que os santos mistérios deveriam ser celebrados?
R. Embora a Igreja jamais tivesse afirmado que o serviço divino fosse celebrado em língua ininteligível ao povo, tão pouco ela julgou conveniente o emprego de língua vulgar, para não submeter a Missa às vicissitudes deste. 
Assim, na celebração da santa Missa, onde estão consignados a maior parte dos nossos dogmas, a Igreja se preocupou com o uso de língua vulgar e, genericamente, nunca a recomendou, - até, no Concílio de Trento, a proibiu - para evitar o grave inconveniente do surgimento de erros doutrinários, que poderiam advir das variações de sentido, comuns na linguagem viva.



P206. Inicialmente, que línguas foram empregadas na celebração da santa liturgia?

R. Nos tempos apostólicos foi utilizado o siríaco, idioma de Jerusalém de então, como o grego e o latim, muito divulgadas naquela época, as quais foram conservados como língua litúrgica, mesmo quando deixaram de ser utilizadas vulgarmente. Assim como no quirógrafo da Cruz estava escrita a sentença de morte de Cristo em latim , grego e hebraico - Jesus Nazareno Rei dos Judeus - assim, na Missa, que renova o sacrifício do Calvário, a Igreja usa palavras em latim, grego e hebraico.



P207. A Igreja do Oriente e do Ocidente utilizaram a mesma língua na celebração da santa liturgia?

R. Não. A Igreja do Oriente utiliza, até hoje, tanto o grego antigo como o moderno, enquanto a Igreja do Ocidente adotou o latim, que era a língua mais usual e mais universal.



P208. Que outros inconvenientes traria o uso da língua vulgar na celebração dos mistérios litúrgicos?

R. Além dos já apontados, quem não compreende que seria necessário multiplicar a publicação dos livros sagrados, não só para cada povo, mas para cada idioma de cada nação, e em todos os dialetos de cada língua; que seria necessário substituir as palavras conforme elas tomassem outro sentido ou se tornassem ridículas e inconvenientes; que a expressão da doutrina se alteraria infalivelmente em todas estas correções (lex orandi, lex credendi); que os fiéis que se deslocassem de uma província, ou de um país para outro, não entenderiam, absolutamente, nada; que poderiam ser introduzidos costumes e atitudes locais, quebrando a universalidade de expressão do sacrifício; e que, si se utilizassem línguas modernas, sem submetê-las às suas alterações e aos perigos delas provenientes, com o tempo voltaria a surgir a dificuldade que se pretendia solucionar, pois a própria língua pátria chegaria a ser ininteligível, como acontece, por exemplo, com o castelhano antigo? Em suma, o uso do latim na Liturgia favorece a unidade da Igreja. O uso do vernáculo na Missa, além dos inconvenientes já apontados, de certo modo, faria da Liturgia da Igreja, uma torre de Babel.



P209. Por que a Igreja conserva o uso do latim em seus ofícios litúrgicos?

R. A Igreja conserva em seus ofícios, e com suma prudência, sua antiga linguagem para manter e preservar, não só a unidade e a universalidade do santo sacrifício em si, mas também a doutrina nele contida e por ele ensinada, que é uma, invariável e eterna, como o próprio Deus que a instituiu. Os fiéis, que facilmente dispõem de traduções, e que recebem explicações em língua vulgar, com o constante e contínuo acompanhamento da liturgia em latim, irão se familiarizar com os textos sagrados e o entenderão perfeitamente. Ademais, o culto divino, em língua vulgar, perderia algo de sua misteriosa dignidade, por cuja única razão não seria, de forma alguma, conveniente que a Missa fosse celebrada em língua vulgar.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Com Zelo, tudo tem conserto!

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Há alguns dias, recebi de um Padre amigo meu um pedido: tentar "salvar" um Missal da Forma Extraordinária do Rito Romano; Isto é, procurar algum meio de restaurar um bem tão valioso e tão mal cuidado ao longo dos anos, que chegou a este estado:


Havia comentado também no meu Twitter que, apesar do estado avançado de oxidação das páginas, traças corroendo e outros males decorridos da sua data de impressão (1818), teria conserto... Como de fato teve!

Nada como uma boa pitada de zelo, alinhada a bons amigos conhecedores de conservação de livros (bibliotecários especializados) para realizar tal façanha. Digo isso porque foi necessário um cuidado muito grande, devido à fragilidade em que se encontrava.

Ele passou por um processo de limpeza especial de cada página, além de desbaste, costura, filetagem e encapamento, que resultou:




Ou seja, nada como boa vontade para conservar o que se pode. Ele está pronto para voltar ao uso ordinário, em sua forma extraordinária. Já possui dono, o qual está aprendendo a celebrar a Santa Missa da maneira em que está disposto no dito Missal.


Com Zelo, tudo tem conserto!

domingo, 5 de fevereiro de 2012

As vestimentas de Diáconos e Subdiáconos no Rito Dominicano tradicional

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Publicamos em primeira mão a tradução para o português deste excelente texto que nos conta um pouco da tradição litúrgica dominicana, em particular de seus diáconos e subdiáconos.

Fonte: Dominican Liturgy
Tradução: Salvem a Liturgia
Um comentário em um post muito antigo e uma discussão das tradições dominicanas com os irmãos em nossa Casa de Estudos da Província Dominicana Ocidental quanto à paramentação do diácono levaram a esta visão geral sobre os diáconos e subdiáconos e suas vestes no Rito Dominicano tradicional.

SOBRE AS VESTIMENTAS DO DIÁCONO E SUBDIÁCONO

1. No Rito Dominicano tradicional, quais são as vestimentas apropriadas para um diácono e subdiácono?

Como o sacerdote, o diácono e subdiácono vestem o amito, a alva, o cíngulo e o manípulo. Em certas ocasiões, eles vestem também a dalmática. O Rito Dominicano não segue a prática do Rito Romano de distinguir a dalmática (usada pelo diácono) da tunicela (usada pelo subdiácono), na qual a dalmática possui duas barras entre as claves (faixas verticais) e a tunicela apenas uma. Embora esta distinção seja muitas vezes vista nas Missas Dominicanas (vestimentas romanas são mais freqüentemente disponíveis), propriamente não há distinção de estilo ou nome entre as dalmáticas do diácono e do subdiácono. Você pode ver, ao lado, uma foto de um diácono e subdiácono no Evangelho, durante uma missa de Páscoa nos meados dos anos 1950, no Priorado São Alberto, o Grande, em Oakland. Ambas as dalmáticas são idênticos (e sem as tradicionais claves).

2. Em que dias o diácono e o subdiácono vestem a dalmática na Missa?

De acordo com o Caeremoniale S.O.P.(1869), n. 548-50, o diácono e subdiácono vestem suas dalmáticas:

a. Em todos os domingos;

b. Em todas as Festas com Três Leituras [1] e acima (o que, após a reforma de 1960 no calendário, significam todas as festas de 3ª Classe e acima);

c. Nas Missas Votivas em que a festa daquele dia, de acordo com o calendário, é de 3ª Classe ou acima;

d. Nas férias das Oitavas, quando a Missa do dia é própria da Oitava (após 1960, isto inclui apenas as Oitavas do Natal, da Páscoa e de Pentecostes).

e. Em Missas de Réquiem no dia da morte, sepultamento, aniversário, ou (pro causa sollemnitatis) quando rezada por uma figura pública. Já se o Réquiem substitui a missa conventual, então a dalmática é usada apenas se a missa própria do dia a exigir. Do contrário, não.

f. Antes de 1923, as dalmáticas eram também vestidas em Missas Votivas especiais da Ordem que substituíam as férias da semana. As reformas no calendário de S. Pio X aboliram estas missas votivas especiais de modo a restaurar a celebração das férias.

De outra maneira, o diácono e subdiácono vestem apenas o amito, a alva, o cíngulo, o manípulo, e, para o diácono, a estola. Os padres, é claro, sempre vestem a casula na missa. Desta forma, a dalmática não é usada: em férias que não sejam parte de uma oitava, em vigílias “verdadeiras” (i.e. não as missas antecipadas de um domingo ou dia festivo, mas a missa do dia que antecede a Ascenção, Pentecostes, São João Batista, São Pedro e São Paulo, São Lourenço, Assunção, e o Natal), e as Têmporas. Nem os nossos diáconos e subdiáconos vestem dalmáticas ou casulas plicadas [2] na Sexta-Feira da Paixão: neste dia eles vestem apenas amito, alva, cíngulo, manípulo, e, para a o diácono, a estola, apesar do prior (ou do padre) vestir o pluvial nesta celebração (Caermon. (1869), n. 1483).

3. Em que outros tempos se veste a dalmática?

De acordo com o Caeremoniale (1869), n. 551:

a. Em procissões nas quais o padre veste o pluvial.

b. Quando se canta a Genealogia e o Último Discurso de Jesus.

c. Ao assistir um sacerdote vestindo o pluvial durante a Bênção do Santíssimo Sacramento.

Deve-se notar que, no Rito Dominicano, o padre não veste o pluvial para o Asperges, a menos que uma procissão dos irmãos a preceda (a entrada dos ministros durante a Missa não é tal procissão). Durante o Asperges, contudo, todos os três ministros vestem o manípulo. Note que isto é diferente da prática romana. Eu incluí uma foto de ministros dominicanos durante o Asperges (desculpem pela qualidade) para ilustrar nossa prática. Veja também que estes ministros vestem alvas decoradas com frisos, outra tradição dominicana. Também se pode acrescentar que a prática dominicana é estar com o manípulo quando se prega. Apesar de que, na Província Ocidental, era muito comum o padre remover a casula e colocá-la sobre o altar antes da prédica. Eu suspeito que isto seja porque os dominicanos geralmente prendem o manípulo na manga da alva, o que o torna mais difícil de ser removido; assim, removiam a casula em seu lugar. A prática corrente, todavia, na Província Ocidental é de não se remover nem a casula nem o manípulo durante a pregação nas missas de Rito Dominicano.

4. Qual seria o significado disso para os dominicanos que celebram o Rito Romano moderno?

Estritamente falando, nada é exigido por estas antigas normas. Mas os novos livros litúrgicos romanos deixam muita liberdade para a paramentação do diácono. Embora as vestimentas próprias do diácono no novo rito incluam a dalmática, ela não é exigida (diferentemente da casula para os padres celebrantes). Então é possível adaptar algumas das práticas dominicanas antigas.

Usando o princípio da solenidade progressiva, seria possível, ou até mesmo preferível, para os diáconos dominicanos deixarem a dalmática de lado nas missas feriais. Isto era, de fato, a prática quando eu era um estudante na década de 1970 e 1980 em nossa Casa de Estudos em Oakland, CA. Mas se, em uma clara violação das rubricas, os diáconos não vestem amito, alva e cíngulo, mas apenas seu hábito branco (uma prática que aparenta estar morrendo na Província Ocidental, embora seja freqüentemente vista em outros lugares), então, certamente, eles devem usar a dalmática nas missas feriais para tornar sua infração menos visível para a congregação.


SOBRE OS SUBDIÁCONOS

O renascimento do Rito Dominicano tradicional em algumas províncias desde o [motu proprio] Summorum Pontificum, juntamente com seu uso continuado – e agora em expansão – em nossa Província Dominicana Ocidental, levanta algumas questões sobre o ofício e função do subdiácono. Eu tentarei respondê-las.

1. Quem podia servir como subdiácono no Rito Dominicano tradicional, anterior ao Vaticano II?

Obviamente, antes da reforma dos ritos de ordenação, qualquer frade ordenado ao subdiaconato poderia servir; assim como os padres e diáconos, previamente ordenados subdiáconos. Agora, o Caeremoniale S.O.P. (1869), n. 864, é bem explícito, e cita o Capítulo Geral de Bologna (1564) nisso: “Ninguém pode usar vestimentas litúrgicas e cantar solenemente o Evangelho se não tiver sido, pelo menos, promovido ao grau de subdiácono”. Como em uma Missa Cantada a Epístola sempre pôde ser cantada “por qualquer clérigo” (Bonniwell, Ceremonial, p. 141) – o que hoje em dia significaria qualquer irmão clerical, uma vez que a tonsura não é mais dada -, esta legislação se refere apenas à Epístola em uma Missa Solene. Então o que era e é comumente chamado de “falso subdiácono” (i.e. um homem, normalmente um clérigo, que se vestia como subdiácono e cumpria essa função) era claramente proibido. Embora o Caeremoniale chame esta prática de “abuso”, não era incomum na Ordem [Dominicana], antes do Vaticano II, que os irmãos leigos servissem como “subdiáconos” nas Missas Solenes. Na verdade, um irmão cooperador idoso (leigo) me disse que ele atuava regularmente como subdiácono nas missões e em paróquias, quando não havia padre disponível. Uma vez que, na igreja pré-conciliar, os “falsos subdiáconos” eram tolerados no Rito Romano [3], este costume parece ter sido adotado comumente também pelos dominicanos.

2. Quem pode servir como subdiácono no Rito Dominicano tradicional hoje?

Quando a Missa Solene no Rito Dominicano é celebrada hoje, um diácono ou padre poderia atuar como subdiácono, uma vez que os dois são clérigos (desde suas ordenações ao diaconato) e foram ordenados a um grau acima do subdiaconato (veja acima a norma do Capítulo Geral). Esta é a prática comum em nossa Província Ocidental. O que deve ser feito se não há padre ou diácono disponível ou se os padres e diáconos presentes não podem, por uma razão ou outra, realizar as funções de subdiácono? Hoje, os únicos ministérios dados aos padres dominicanos antes da ordenação ao diaconato são o leitorado e o acolitato (o qual pode ser chamado de “subdiaconato”, se a conferência episcopal desejar). Nenhum dos dois é canonicamente “clérigo”, porque o estado clerical agora começa com o diaconato (mesmo para aqueles que receberam a tonsura nos institutos religiosos para os quais os ritos são conferidos segundo os livros antigos).

Como anteriormente ao Vaticano II, quando se apresenta um problema para o qual nossos livros silenciam, nos voltamos à prática do Rito Romano, como rito-mãe. Para a forma extraordinária do Rito Romano, uma carta da Pontifícia Comissão Ecclesia Dei (Prot. No. 24/92, 7 de junho de 1993) provê que um acólito instituído (usando o novo Rito Romano) pode servir como subdiácono, mas não deve vestir o manípulo. A justificação dada para esta decisão é que, anteriormente, permitia-se que alguém que recebeu a ordem menor do acolitato servisse, sem o manípulo, na função litúrgica de subdiácono, quando necessário. Eu não estou seguro de que esta restrição no uso do manípulo estava correta, mas isso é outro assunto. Esta carta representa a lei litúrgica corrente para a forma extraordinária do Rito Romano.

Havia, antigamente, duas outras restrições que os homens servindo como subdiáconos deveriam cumprir, além de não vestir o manípulo. Eles não poderiam colocar água no cálice e nem secar os vasos. O diácono teria que fazer estas coisas. A [comissão] Ecclesia Dei omitiu estas restrições. Foi um descuido? Provavelmente não. Uma vez que um acólito instituído moderno pode purificar os vasos (Instrução Geral sobre o Missal Romano, n. 279), ele pode certamente secá-los. E hoje, quando existem muitos cálices extras para os concelebrantes, eles podem ser preparados com água e vinho até mesmo por um sacristão antes da Missa – a prática atual na Basílica de S. Pedro, em Roma (“On Multiple Calices,” Zenit.org, 9 de outubro de 2007). Além disso, o dito legal “quem cala consente” leva à conclusão de que quando a Ecclesia Dei escolheu listar apenas uma restrição ao acólito que atua como subdiácono, quis implicar que quaisquer outras restrições antigas não são mais vinculantes. E com boa razão!

Pode um frade que ainda não recebeu os ministérios do acolitato e do leitorado, ou apenas recebeu o ministério do leitorado, ou, ainda mais, pode um simples leigo atuar como subdiácono em uma Missa Solene no Rito Dominicano? Eu diria que não, apesar dos irmãos leigos terem feito isto antes do Vaticano II. A resposta da Ecclesia Dei citada acima permite que sirva como subdiácono apenas aqueles homens que foram, por uma razão ou outra, instituídos no ministério do acolitato moderno. Penso que não preciso informar aos leitores que isto não significa ser delegado como Ministro Extraordinário da Comunhão ou ter sido encarregado como coroinha em uma paróquia. Eu acrescentaria que a instituição formal de leitores e acólitos no novo rito é permanente: ela não “desaparece” se o seminarista ou frade que a recebeu deixa o seminário ou a ordem antes de fazer os votos finais.

Esperamos que, além da Missae Cantatae cantada semanalmente, mensalmente ou anualmente - em nossas paróquias dominicanas da Província Ocidental -, a Missa Solene completa possa tornar-se um evento mais regular.

[1] NdT: Das Matinas, Liturgia das Horas.
[2] NdT: Casulas em que a parte inferior da frente é dobrada para dentro, não passando da cintura.
[3] NdT: pelo que me consta, ainda são tolerados; pode-se vê-los usualmente, por exemplo, nas paróquias do Instituto de Cristo Rei e Sumo Sacerdote Instituto de Cristo Rei e Sumo Sacerdote na Itália.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Homilia do V Domingo do Tempo Comum (Ano B)

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Por Padre Samuel Pereira Viana, Diocese de Santo Amaro e professor no Seminário Maria Mater Ecclesiae.

Caros irmãos, hoje o Senhor nos quer ajudar a compreender, ao menos um pouco, o mistério do sofrimento humano. Ele o pode fazer, pois a partir da sua Encarnação, tornou-se igual a nós em tudo, menos no pecado, como nos afirmam as Sagrada Escrituras, em Hebreus.

Nós sempre ensinamos e afirmamos que o sofrimento é o fruto podre do pecado, nosso e/ou dos outros. Ora, como então afirmar que o Senhor nos pode conduzir à uma melhor compreensão do sofrimento, uma vez que Ele não pecou? E se não pecou, foi seu sofrimento verdadeiro a ponto de poder guiar-nos no enfrentamento dele?

O sofrimento, caros irmãos, nós não devemos somente padecer, mas também enfrentar, mesmo nos arriscando perigosamente. É esta luta ou guerra a que Jó faz referência, na leitura que ouvimos: “Não vive o homem sobre a terra como um soldado (numa vida de luta)”? Recordemos que Jó é aquele justo que não cometera nenhum delito contra Deus, mas que foi tentado, tendo perdido tudo e ficado com o corpo cheio de chagas. Jó tudo isto sofreu e enfrentou, com permissão divina, demonstrando não só sua paciência, mas muito mais a sua fé. É a fé que é a mãe da paciência neste caso, e não o contrário. Jó não conseguiria ter agido do modo como agiu se antes não tivesse se entregado confiante nas mãos de Deus. Mesmo sem compreender e lamentando, uma vez que é humano, não peca sofrimento e na dor, nos deixando belíssimas expressões com as quais podemos nos dirigir a Deus quando também não compreendemos por que sofremos... Lamenta-se, não blasfema. Tem consciência da sua humana condição: “Recordai-Vos que a minha vida não passa de um sopro e que os meus olhos nunca mais verão a felicidade”.

Deste modo, Jó antecipa em figura, não em realidade o próprio Senhor que sendo Deus, se faz homem sem pecado. E ao assumir nossa humana condição, também assume nossos sofrimentos. Dirijamo-nos em pensamento para o Horto das Oliveiras... “Pai, se quiseres, afasta de Mim este cálice, não se faça, contudo, a minha vontade mas a tua”. Então vindo do Céu, apareceu-Lhe um anjo que O confortava. Cheio de angústia, pôs-se a orar mais instantementee o suor tornou-se-Lhe como grossas gotas de sangue, que caíam na terra. Por nossos sofrimentos que assume, procura indicar-nos o caminho para retornarmos à perfeita saúde. Esta palavra é tradução da palavra latina salus. Por sua vez, também se traduz como SALVAÇÃO. Procuremos compreender o que popularmente nós dizemos: “Saúde é o que interessa, o resto não tem pressa”. Este bordão exprime, mesmo que inconscientemente, a importância que tem a saúde/salvação. Como disse, salus pode-se traduzir porsalvação. É isto que nos deve importar. Encontrar a salvação que vem de Deus é encontrar saúde. Melhor, observemos, hoje o Senhor que se desloca do seu caminho para Jerusalém, ainda na Galiléia, e vai à casa de Simão Pedro, pois sua sogra estava doente [um parênteses: não se menciona sua esposa jamais. Mas se tinha sogra é porque teve esposa, indicando assim, pelo silêncio, a possível viuvez dele]. Retornemos...
Lá, Nosso Senhor a cura. A salvação, a saúde vem ao seu encontro. É o próprio Senhor. Recobrada a saúde, nos dá o segredo de mantê-la, como salvação: “A febre deixou-a e ela começou a servi-los”...

Serviço ao Senhor e aos outros que necessitam é o fruto da salvação-saúde que Ele quer que tenhamos.

É um milagre, que São João chama de sinal. Sinal de quê? Nosso Senhor nos indica ao curar muitos, mas não todos os que se puseram em frente da casa de Pedro. Ele não curou todos, mas curou muitos. Depois do quê se retira, sozinho, num lugar deserto para rezar. Ora, Ele assim nos indica que a nossa saúde é que deve tornar-se sempre para nós ocasião de nos aproximar mais de Deus pela oração e agradecermos nos colocando a serviço, como Ele próprio no Horto: “Depois de ter orado, levantou-Se e foi ter com os discípulosencontrando-os a dormir devido à tristeza.”. Não é a doença que deveria em primeiro lugar nos fazer lembrar de Deus, mas a saúde, que é seu dom, embora por ela, experimentamos como Jó, nossa condição de limitados e necessitados da sua visita.

Nosso Senhor curou muitos, mas não todos, pois não quer reduzir sua missão simplesmente à dimensão terrena, por isso, diante da insistência dos discípulos ele já os corrige, para o verdadeiro sentido da sua missão: “Vamos a outros lugares, às povoações vizinhas, a fim de pregar aí também, porque foi para isso que Eu vim”. Veio, pois, para anunciar o Evangelho. Tal palavra significa boa notícia. A boa notícia, caros irmãos é que somente nEle nós encontramos o que buscamos e a cura para tudo quanto nos faz ficar prostrados. Não somente doenças físicas, mas também espirituais. No Horto, os discípulos dormiam devido à tristeza. Tudo, pois, quanto nos faz permanecer prostrados e inativos, queimando de febre espiritual ou dormindo. Por isso o Senhor os alerta e a nós: “"Porque dormis? Levantai-vos e orai, para que não entreis em tentação". Todos sabemos que a febre é sempre sintoma, como a dor de cabeça, de que algo não vai bem...

Esta boa notícia, tem tamanha importância que São Paulo diz, com referencia a si, e a nós, por extensão: “Ai de mim se não anunciar o Evangelho”! Isto deveria nos levantar e nos colocar a serviço (como a sogra de Pedro), depois de termos recebido o Senhor na Eucaristia. Ele, que é nossa salvação presente em nós pela comunhão. Para nos colocar em estado de missão e ganhar, como São Paulo se não todos, ao menos, alguns para Cristo, é necessário estar vigilantes e atentos, não buscando repouso e fuga da realidade!

Tenhamos disposição e procuremos pedir-Lhe que nos conceda sempre saúde corporal, que nos sirva não para o pecado e afastamento dEle, mas para a salvação, intimidade com Ele na oração e, por Ele, no Espírito, com o Pai. Deste modo, não fiquemos querendo transformá-Lo em milagreiro [lembrem-se da resposta que deu a Pedro e aos discípulos. Ele se furta a este tipo de gente que só O procura para isto!], mas unidos a Ele, imitemos Paulo fazendo-nos “tudo para todos, a fim de ganhar alguns a todo o custo”, menos na cumplicidade no pecado.

Visitados por Cristo, levantemos e O sirvamos! E por Ele, com Ele e n'Ele, no Espírito para a glória do Pai nos dediquemos a aproximar os que estão longe e sem a firmeza da fonte da saúde e salvação!

Vésperas Solenes com o Papa Bento XVI na Festa da Apresentação do Senhor

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Celebração das Vésperas na Festa da Apresentação do Senhor, por ocasião do XVI Dia Mundial da Vida Consagrada.












sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

“Maria, dá-nos Tua fé em Jesus-Eucaristia!” (“Tratado”, nº 214) - Carta aos Consagrados – 2012

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Ontem, dia 02 de Fevereiro, saiu a Carta aos Consagrados, que foi escrita no II Encontro Nacional dos Representantes da Campanha das Consagrações.

Venha a nós o Reino de Jesus Cristo,
por meio do Reino de Maria!


Em 2011, com o apoio de muitas obras católicas, tivemos a II Campanha Nacional de Consagrações a Virgem Maria, pelo método que São Luis Maria G. de Montfort nos ensina no seu maravilhoso “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, com o intuito de, através da Santíssima Virgem, conhecer, amar e adorar mais perfeitamente a Nosso Senhor Jesus Cristo, a Própria Hóstia Consagrada.

O resultado foi muito mais impactante do que poderíamos ter sonhado: milhares de pessoas fizeram a sua Consagração Total a nossa Mãe Santíssima, e o “Tratado” finalmente passa a ser mais conhecido entre os católicos do Brasil.
Comemoramos em 2012 os 300 anos do “Tratado”, e para isso esperamos uma Campanha ainda maior! Cremos que há uma Graça especial do Céu, reservada para este momento especial.
A missão dos novos consagrados apenas começou, pois estes que se consagraram serão aqueles que em 2012 auxiliarão na propagação da Consagração Total, para trazer mais almas para o Jardim do Imaculado Coração da Santíssima Virgem, e tantas mais que serão salvas pela Consagração destas. Para que o Seu Coração Imaculado Triunfe!
Muitos de nós esperávamos que o Santo Padre Bento XVI convocasse para 2012 um Ano Mariano, sobretudo após o Cardeal Ivan Dias haver declarado publicamente que os pedidos para que houvesse o Ano Mariano haviam chegado ao Papa. Mas o Santo Padre surpreende, e convoca o Ano de Fé para 2012-2013.
Vivemos, pois, os 50 anos do Concílio Vaticano II, bem como os 20 anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica, e é preocupação do Papa levar os católicos a uma unidade interna da Igreja em torno da fé. O Catecismo da Igreja Católica, pois, foi publicado pelo Beato João Paulo II, com a finalidade de formar os católicos na Doutrina Oficial da Santa Igreja, corrigindo as interpretações distorcidas. Urge, portanto, que o Catecismo seja conhecido e estudado pelos católicos.
Com o Papa, temos a alegria de abraçar o Ano da Fé, esperando um Ano Mariano quem sabe de 2016 a 2017, quando teremos o Centenário das Aparições da Virgem em Fátima (em 2017), e ao mesmo tempo, os 300 anos da morte de São Luis Maria Montfort (em 2016); inclusive a Jornada Mundial da Juventude cogita-se que seja no Santuário de Fátima.
No Ano da Fé, a Consagração Total pelo método de São Luis se apresenta, de forma especial, como meio maravilhoso de os católicos renovarem o compromisso com a fé recebida no Batismo, pois a Consagração implica em uma renovação das promessas do Batismo (ver “Tratado” n.126-130).
Olhamos, então, para a Santíssima Virgem como “a Primeira que Acreditou”; Ela é a Igreja Realizada, Modelo e Figura da Santa Igreja (Lumen Gentium, n. 63), de modo que, de alguma forma, o nosso SIM à Revelação Divina é um eco do SIM da Virgem Maria. Peçamos que Ela nos dê “parte de sua fé”, como São Luis fala no “Tratado” (n. 214). Crendo, foi “Mulher Eucarística na totalidade de Sua Vida” (Ecclesia de Eucharistia, n. 53), a Primeira que adorou Jesus-Eucaristia, no Seu Ventre e no Sacramento. Se oferecendo ao Pai Eterno, levou a Sua fé até as últimas consequências, e junto com o Pai, amou tanto os Seus Filhos que ofereceu o Seu Filho Único para que fôssemos salvos. Junto com Bento XVI, “à Mãe de Deus, proclamada “Feliz porque Acreditou” (Lc 11,20), confiemos este tempo de graça”. (Carta Apostólica Porta Fidei)
Enquanto isso, esperamos ansiosamente e rezamos pela canonização do Beato João Paulo II, o grande sinal da Consagração Total à Virgem Maria no nosso tempo.
Estamos com Pedro, estamos com o Papa, estamos com Maria. Estamos com a Igreja.
Algumas questões práticas:
  • A data da conclusão da III Campanha Nacional de Consagrações à Virgem Maria já está marcada: 08 de Dezembro de 2012, Solenidade da Imaculada Conceição. Como será em um Sábado, facilitará para que realizemos encontros de dois dias (08 e 09 de Dezembro) nas diversas cidades, realizando no Sábado a Consagração dos que houverem se preparado.
  • Antes disso, poderemos marcar nas diversas cidades para o período entre Maio e Setembro (para haver tempo de divulgação) um encontro “Consagra-te” (onde se apresente a Consagração Total pelo método de São Luis), para a partir do encontro formarmos os grupos para de preparação, visando a Consagração em 08 de Dezembro.
  • IMPORTANTE: Convocamos todos os Consagrados, dos vários grupos, movimentos e comunidades, para se unirem em oração conosco nestes empreendimentos, e para tomarem as devidas iniciativas para que estes eventos se realizem em suas cidades.
  • Celebremos, solenemente, a memória de São Luis Maria de Montfort, no dia 28 de Abril, lembrando-nos dela em nossas Paróquias, Comunidades e Grupos, também como meio para propagarmos a Consagração Total.
  • Convidamos, ainda, todos os Consagrados para nos encontrarmos no “Congresso Mariano” que se realizará na Canção Nova, em Cachoeira Paulista-SP, nos dias 4, 5 e 6 de Maio, onde estaremos reunidos para nos fortalecer, rezarmos juntos e propagarmos a Consagração Total.
Estas são as aspirações dos Representantes da Campanha Nacional de Consagrações à Virgem Maria, reunidos em nosso II Encontro Nacional, realizado nos dias 13 a 15 de Janeiro de 2012, na cidade de Luziânia-GO.
Equipe Consagra-te – 02 de Fevereiro de 2012, Solenidade da Apresentação Senhor no Templo pelas Mãos Imaculadas da Virgem Maria 


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