Postagem da amiga e leitora Juliana F. Ribeiro Lima, tirado de seu blog, com autorização:
Hoje, 1 de janeiro de 2012, fui na missa com 2 motivos: o primeiro, claro, a festa litúrgica da Circuncisão do Senhor e de N. Sra. Mãe de Deus. E o segundo, o preceito dominical. Se cumpriram 2 coisas com uma missa só esse ano, hehe.
Estando em Milão, fui à missa no Rito Ambrosiano. Mas como saíram reformando até o Ambrosiano, procurei missa aqui com o rito ambrosiano tradicional. Meu hotel perto da Milano Centrale - de um lado do Duomo, ao norte - e essa igreja onde é celebrada a missa é do outro lado do Duomo de Milão.
Não fosse meu habito de ir à missa no Vetus Ordo e - mais ainda - conhecer orações básicas em latim, saber me virar sem o missal - sim, ele ficou no Brasil! - e eu estaria em maus, quer dizer, péssimos lençóis. Eu cheguei cedo e esperei, pouco tempo depois abrem a igreja e eis que vejo uma linda igreja, simples, mas acolhedora.
Foram chegando os fiéis costumeiros dali. Logo começaram o terço. Em latim! O Pater, Ave Maria e o Gloria. Um rapaz anunciava os mistérios gloriosos - os de hoje, domingo, claro - em italiano e rezamos o terço em latim. Muito legal. Achei que iria ficar de fora por não saber italiano. Mas rezando em latim, tudo muda... :)
A ordem inclusive da missa é diferente. O credo não se dá logo após a homilia, como para nós, do rito Romano. Ele começa após o ofertório ter se iniciado. E é após o Credo que se incensam os fiéis também. Tudo no "meio" do ofertório.
Outro detalhe interessante: o Kyrie não se diz inteiro logo antes do Glória. Ele COMEÇA a ser dito depois do Gloria. Mas ele é dividido em 3 partes. Não são 3 vezes que falamos também "Kyrie Eleison, Kyrie Eleison, Kyrie Eleison", "Christe Eleison, Christe Eleison, Christe Eleison"e por fim "Kyrie Eleison, Kyrie Eleison, Kyrie Eleison"? Então, mas eles não usam o modo "Christe Eleison" e dizem as tres séries de Kyrie Eleison em momentos distintos na missa. O primeiro é DEPOIS - e não antes, como nós - do Glória. A segunda parte do Kyrie se diz no início do Ofertório, quando o padre vira e diz "Dominus vobiscum e nós respondemos "Et cum spirito tuo" e logo emendamos a segunda parte do Kyrie. E a terceira é após as abluções, logo antes do padre dar a bênção final.
Outro detalhe: as orações ao pé do altar são muito breves. Tem o comecinho do salmo 42, mas não se reza ele todo, como nós. O "Introibo ad altarde Dei, ad Deum qui laetificat juventutem meam" está lá, mas dali o sacerdote chama os fiéis a confessarem seus pecados e ele começa o confiteor, seguido pelos fiéis, tal como nós no Rito Romano. Confiteor, que claro, tem Sto. Ambrósio entre os santos a quem invocamos. Claro, né? :P
O "Adjutorium nostrum in Nomine Domine" que falamos, vem no Rito Ambrosiano APÓS o confiteor dos fiéis. E eles ajuntam: "Sit nomen Domini Benedictum. Ex hoc nunc et usque in saeculum", sequencia que nós só pronunciamos no fim da missa com o bispo. Pra eles é normal, entre as orações iniciais.
Enfim, uma missa linda e que muito me chamou a atenção nos detalhes. Pensar que Sto. Ambrósio compôs esse rito, muitos e muitos séculos antes de S. Pio V fazer a reforma nos missais me deu uma sensação de estar bebendo de algo muito antigo e perene na Igreja, mas ao mesmo tempo, vejo que o que foi dado no missal tridentino pouca diferença tinha de um missal tão antigo quanto o de Sto. Ambrósio, o que mostra a linda unidade litúrgica da Igrejas por todos os séculos.
Algumas fotos dessa missa linda para vocês verem.
Linda igrejinha, viu?
Credência
Que graça e que mimo as toalhas da mesa de comunhão.
Procissão de entrada
Confiteor do sacerdote
Benzendo o incenso
Incensando o altar
Incensando o Evangelho
Homilia
Ofertório
Benzendo o incenso
Incensando as ofertas
Acólito incensando o padre
"Et incarnatus est" No Credo, de joelhos.
Incensando o povo
Canon
Lavabo - quase na hora da consagração
Elevação da hóstia consagrada
Elevação do cálice
Segundo confiteor
"Ecce Agnus Dei..."
Abluções
Benção final