Nossos Parceiros

domingo, 1 de janeiro de 2012

Mais notícias sobre o Ordinariato americano para ex-anglicanos

Hoje, publicamos, em primeira mão, para a blogosfera brasileira, a notícia sobre a ereção canônica do Ordinariato Pessoal Nossa Senhora de Walsingham, para os ex-anglicanos americanos convertidos ao catolicismo.

Desta vez, o Pe. Clécio, em seu excelente Oblatvs, traz mais informações:

 

O Papa Bento XVI criou no primeiro dia do ano o Ordinariato Pessoal da Cátedra de São Pedro (Personal Ordinariate of the Chair of St. Peter) nos Estados Unidos da América para os fiéis convertidos do anglicanismo. Nomeou no mesmo dia o Rev. Jeffrey N. Steenson como primeiro Ordinário.

Mons. Steenson é ele próprio um convertido da Igreja Episcopal (Anglicana) dos Estados Unidos, tendo sido padre anglicano por 24 anos e bispo anglicano da diocese de Rio Grande (New Mexico) por 3 anos. Em 2007 foi recebido na Igreja Católica e em 2009 recebeu o sacerdócio. Tem 59 anos, é casado, tem 3 filhos adultos e um neto. Tomará posse canônica no dia 19 de fevereiro de 2012. Mons. Steenson é, ipso facto, membro pleno da conferência dos bispos dos Estados Unidos e, ao que parece, já teria recebido autorização da Santa Sé para usar as insígnias episcopais.

image

O segundo Ordinariato do mundo (o primeiro é o Ordinariato de Nossa Senhora de Walsingham na Grã-Bretanha) já nasce com uma pequena, mas fundamental, estrutura. Além do Ordinário, conta com um vigário-geral (Canon to the Ordinary, na terminologia anglicana) e uma Igreja Principal.

O vigário-geral é o Mons. Scott Hurd, também um padre anglicano convertido e ordenado sacerdote católico, é incardinado na Arquidiocese de Washington e serviu de liaison do comitê para aplicação da Anglicanorum Coetibus nos Estados Unidos.

A Igreja Principal é a Igreja e Santuário de Nossa Senhora de Walsingham (Church and Shrine of Our Lady of Walsingham) em Houston no Texas, onde funcionará também a Cúria do Ordinariato. A padroeira do Ordinariato é a Santíssima Virgem Maria, sob a invocação de Nossa Senhora de Walsingham, o que associa também simbolicamente o Ordinariato americano a seu congênere britânico.

image

Nos próximos meses as já existentes paróquias de Uso Anglicano serão transferidas de suas dioceses para a jurisdição do Ordinariato, demais paróquias e grupos de fiéis serão recebidos formalmente e os candidatos as Ordens Sagradas começarão seu processo de formação que culminará na ordenação sacerdotal. A “primeira onda” de convertidos conta com 22 grupos (cerca de 1400 fiéis) e mais de cem padres anglicanos.

O Ordinariato americano já conta com um site (http://www.usordinariate.org/).

blog comments powered by Disqus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros