Nossos Parceiros

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Divina Liturgia em honra de Santo André, na Sé Patriarcal ortodoxa de Constantinopla

Embora não sejam da Igreja Católica, estando separados da Comunhão com o Papa, os ortodoxos conservam um rito litúrgico católico, o rito bizantino. Daí que as fotos a seguir, ainda que mostrando cristãos que, infelizmente, se separaram de Roma em 1054, retratam uma liturgia católica e apostólica.

Ademais, não é qualquer paróquia ortodoxa que estamos mostrando, senão a antiquísima Sé de Constantinopla, governada por aquele que é o primus inter pares na ortodoxia oriental.

Enfim, não se trata de uma festa qualquer. É a festa de Santo André, Apóstolo, o patrono do Patriarcado de Constantinopla, e considerado seu fundador: após pregar o Evangelho na Trácia, seguiu para onde Bizâncio (que depois se tornou Constantinopla, hoje Istambul), onde, no hoje bairro de Argirúpolis, fundo a primeira igreja cristã, ordenando como Bispo a Santo Estaquis, um dos 7o discípulos de Cristo. A Igreja de Constantinopla/Bizâncio nasceu em Argirúpolis, fundada por Santo André. De fato, Sua Santidade, Bartolomeu I, Patriarca Ecumênico de Constantinopla, é o Sucessor de Santo André, como Sua Santidade, o Papa Bento XVI é o Sucessor de São Pedro.

O dia 30 de novembro é a festa de Santo André tanto no calendário romano quanto no bizantino, e é tradição que, nessa data, uma delegação católica de Roma, enviada pelo Papa, vá a Constantinopla festejar seu patrono, em um sinal de que se busca a plena unidade com os ortodoxos, para que voltem à Igreja e a estar cum et sub Petro. Da mesma forma, no dia 29 de junho, festa de São Pedro, os ortodoxos enviam, a mando do Patriarca de Constantinopla, uma legação a Roma.

No Santo André deste ano, o Cardeal Kurt Koch, presidente do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos, entregou uma carta de Bento XVI a Bartolomeu I, no qual reafirma o desejo de união e de esforço verdadeiramente ecumênico.

A delegação católica, junto com o Cardeal Koch e do seu secretário, D. Brian Farrell, LC, teve um encontro com o Patriarca, e assistiu à Solene Divina Liturgia por ele celebrada na Catedral Patriarcal de São Jorge no Fanar.

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

Fonte das fotos: Patriarcado de Constantinopla

blog comments powered by Disqus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros