Nossos Parceiros

domingo, 14 de novembro de 2010

Depoimento do Pe. Darvan, de Piratini, RS, sobre "versus Deum"

Recebi um gentil e-mail do Pe. Darvan da Rosa, que autorizou que publicássemos no Salvem a Liturgia. O Pe. Darvan é o pároco de Nossa Senhora da Conceição, em Piratini, Diocese de Pelotas, RS, e realizou, em latim, na forma ordinária, o Batismo de nossa filha, Maria Antônia, tendo também sido entrevistado por nosso apostolado. Ele também celebrou versus Deum, na forma ordinária, em latim, a Missa da Quinta-feira Santa na Ceia do Senhor, na matriz de sua paróquia.

Olá, Rafael,

Compartilho contigo. Fiquei gratamente impressionado. Um jovem de 16 anos freqüentador da Catequese, mas que parecia-me pouco ligado ainda nas coisas de Deus e da Igreja. Ao final do Encontro semanal de Catequese, com todo respeito, disparou: "Padre gostaria de lhe fazer uma pergunta. Quando toca o hino nacional ficamos em posição de sentido e de frente para a bandeira, certo? Ficar de costas para a bandeira nesta hora seria um desrespeito pela Pátria, não é mesmo? Então por que o senhor fica de costas para o sacrário durante a Missa?"

Ter vindo deste jovem tão normal, tão jovial (desculpa a redundância), tão desligado destas controvérsias litúrgicas impressionou-me.

Há alguns dias rezei "ad orientem" numa igrejinha longínqua, mas bem frequentada. Após encerrá-la, perguntei o povo que tinham achado. Mais surpresa: pessoas que disseram preferir assim. Ninguém disse que não gostou.

Bem... são apenas partilhas pastorais; quiçá sejam mais indícios da voz do Espírito Santo. Que animem teu zelo apostólico.

Deus os abençoe!
blog comments powered by Disqus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros