Nossos Parceiros

domingo, 16 de outubro de 2011

Mons. Andrew Burnham, do Ordinariato inglês para ex-anglicanos, celebra Missa em latim na forma ordinária

Realmente, o Ordinariato Pessoal Nossa Senhora de Walsingham, reunindo os convertidos do anglicanismo na Inglaterra e País de Gales, parece ter como uma de suas missões o resgate do sagrado. Enquanto um rito específico está sendo elaborado, a partir dos usos dos anglicanos e do catolicismo inglês (de modo orgânico, para que não seja na base do canetaço, como experiência litúrgica de laboratório), seguem celebrando no modo comum da liturgia romana, mas com real dignidade e apreço à tradição do rito.

Abaixo, fotos de um dos ex-bispos anglicanos, hoje sacerdote católico, Mons. Andrew Burnham, celebrando no encontro da Association of Latin Liturgy, em Santa Maria Madalena, Brighton, no último 15 de outubro (ontem). A Missa foi em latim, mas no Novus Ordo, o rito moderno, também chamado forma ordinária: uma eloquente defesa de que não só a Missa tridentina, ou forma extraordinária, pode ser celebrada no idioma oficial do catolicismo ocidental. Além disso, a Missa foi solene (com dois diáconos) e oferecida versus Deum.

O estilo inglês medieval, conservado pelos anglicanos mesmo separados, é notável, sobretudo os aspectos neogóticos.

image

image

image

image

image

image

image

image

Ao fim, um ágape, bem ao estilo “anglican patrimony”, característica do senso de comunidade das paróquias anglicanas, e que está preservado nos grupos do Ordinariato:

image

image

blog comments powered by Disqus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros