Com informações de The Anglo-Catholic
Imagem do santuário da igreja ex-anglicana de Bladensburg, Maryland, agora católica!
Depois do grupo de Fort Worth, Texas, chegou a vez do segundo grupo de ex-anglicanos dos EUA serem recebidos na Igreja Católica, nesta "segunda leva de conversões". A primeira leva se deu nos anos 80, com a criação de paróquias de uso anglicano, dependentes das dioceses americanas, com base na Pastoral Provision do Beato João Paulo II. Esta segunda leva começou com a Anglicanorum Coetibus, de Bento XVI, que já rendeu a criação de um Ordinariato próprio na Inglaterra. O Ordinariato dos EUA começa a se esboçar com o grupo de Fort Worth e com este de Bladensburg, Maryland.
A recepção na plena comunhão com Roma se deu no último dia 9 de outubro, na Basílica do Santuário Nacional da Imaculada Conceição, em Washignton, em Missa celebrada pelo Cardeal D. Donald Wuerl, e envolveu a conversão de 80 paroquianos da Igreja Episcopal São Lucas, de Bladensburg.
Na ocasião, o Cardeal disse: "A
celebração de hoje é a percepção de que somos família de Deus, o povo
de Deus, o início do Seu Reino, a sua Igreja. E nos regozijamos com o
derramamento do Espírito nos sacramentos da iniciação. Ao mesmo tempo,
comprometemo-nos a viver tal bênção na plena comunhão da Igreja."
O ex-pastor da comunidade, Mark Lewis, também foi recebido e crismado.
O diferencial do caso americano em relação ao inglês é que, nos EUA, os grupos de anglicanos que querem se unir à Igreja Católica, estão pedindo ingresso sem a criação do Ordinariato. Na Inglaterra, primeiro um clero foi formado e o Ordinariato criado, e os grupos nele pedem ingresso. Nos EUA, ainda não há Ordinariato, mas a sede de unidade é tamanha que os anglicanos não querem mais esperar: pedem a recepção e Crisma imediatamente, assim que se sentem prontos para obedecer o Papa, vendo-o como o Sucessor de Pedro e Vigário de Cristo na terra!
O grupo de Fort Worth e o de Bladenburg somam-se às paróquias "anglican use" americanas e, juntas, serão as sementes do futuro Ordinariato, que já nascerá talvez mais forte do que o britânico, com um grande clero e várias igrejas.
No próximo 16 de outubro, o Ordinário inglês visitará os EUA e celebrará Santa Missa Solene na São Lucas, agora convertida em paróquia católica!
Visitem o site desses novos irmãos na fé católica.
Outras fotos da igreja, mais católica, mesmo quando anglicana, do que muita paróquia católica brasileira...