Nossos Parceiros

sábado, 29 de maio de 2010

Dom Antonio Carlos Rossi Keller apóia o Salvem a Liturgia!

Nosso grande amigo, Dom Antonio Keller, Bispo da diocese gaúcha de Frederico Westphalen, nos mandou a seguinte mensagem de apoio ao apostolado do Salvem a Liturgia.

Trata-se de um dos Prelados mais zelosos do Brasil, pelo que louvamos a Deus por seu apoio. Palavras fortes, corajosas, e, por isso mesmo, tão necessárias, como um remédio amargo, porém poderoso.

"A celebração da Missa, como ação de Cristo e do povo de Deus hierarquicamente ordenado, é o centro de toda a vida cristã, tanto para a Igreja, quer universal quer local, como para cada um dos fiéis. Nela culmina toda a ação pela qual Deus, em Cristo, santifica o mundo, bem como todo o culto pelo qual os homens, por meio de Cristo, Filho de Deus, no Espírito Santo, prestam adoração ao Pai. Nela se comemoram também, ao longo do ano, os mistérios da Redenção, de tal forma que eles se tornam, de algum modo, presentes. Todas as outras acções sagradas e todas as obras da vida cristã com ela estão relacionadas, dela derivam e a ela se ordenam". (IGMR, 16)

Estas palavras, tiradas da Instrução Geral do Missal Romano, expressam a realidade que deve estar por trás de cada celebração litúrgica, especialmente, no que se refere à Santa Missa.

Hoje, a meu ver, vivemos ainda tempos tristes... Muita coisa já mudou e melhorou em relação à liturgia. Mas ainda há do que se lamentar. O espírito do "brincar" com a liturgia sagrada, expressão reveladora de uma mentalidade absurda, predomina em muitos recantos deste Brasil.

Assim, "Salvem a Liturgia" vem, de forma corajosa e objetiva, oferecer uma inspiração de rebeldia e de reação a tudo aquilo que significa a desagregação, o vandalismo, o minimalismo, a irresponsabilidade e tantos outros defeitos em relação à Sagrada Liturgia.

Este Apostolado web tem não só meu apoio, mas principalmente, meu incentivo a que, com coerência, competência e principalmente fidelidade às Normas Litúrgicas emanadas pela legítima autoridade da Igreja, possa ser um ponto de referência a tantos que buscam com sinceridade e amor viver a Liturgia.

Parabéns! Sigam em frente com coragem. Vocês estão fazendo um grande bem à Igreja.

+ Dom Antonio Carlos Rossi Keller
Bispo de Frederico Westphalen, RS

blog comments powered by Disqus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros