No último Domingo, dia 16 de maio de 2010, Solenidade da Ascensão do Senhor, tornou-se filha de Deus e membro da Santa Igreja, a pequena Maria Antônia Taddei Brodbeck, filha minha e da Aline. O rito do Batismo utilizado foi a forma ordinária, moderna, porém com generosos trechos em latim – todos os cantos, o salmo entre as leituras, a antífona mariana na Consagração à Santíssima Virgem, a fórmula do Batismo, as promessas batismais, a ladainha dos santos etc.
O sacramento celebrou-se na bicentenária igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Piratini, RS, pelo pároco, Pe. Darvan da Rosa, que acompanha o Salvem a Litugia e é amigo pessoal dos pais da batizanda.
Notem que o celebrante usa veste talar (batina), com sobrepeliz, estola e pluvial. Os vários “opcionais” foram utilizados: procissão do átrio aos pés do presbitério com o círio pascal, Veni Creator na primeira procissão (o Rituale fala em canto ad libitum), procissão até o ambão para a Litugia da Palavra, canto em latim entre as leituras (como é ad libitum, utilizamos o Asperges Me), homilia, uso do pluvial, rito do sal, rito do “éfeta”, latim na Ladainha (com inclusão nomes de santos padroeiros dos pais, dos avós e da batizanda, bem como de santos da devoção dos pais), preces em vernáculo (porém, cantadas em modo gregoriano), consagração à Virgem Maria com a Regina Coeli, canto em latim do Pater Noster ao pé do altar e versus Deum.
Após, um churrasco de carne de ovelha, com animais de propriedade dos pais da nova filha de Deus, oferecido em um clube da cidade (na fazenda, estava frio demais), em que os convidados puderam ter a alegria da presença do padre… e de batina!
Abaixo algumas fotos.
Paz e Bem!
ResponderExcluirUm grande abraço para o meu grande amigo Dr. Rafael e para a D. Aline, sua extremosa esposa!
Que o Senhor abençôe a Maria Antónia!
Ir. Alberto Guimarães OFS
Felicitações pela filha e mais ainda pelo batismo!
ResponderExcluirPe. Almir, FSSP