Nossos Parceiros

quarta-feira, 16 de março de 2011

Despedida do aleluia

As fotos abaixo ilustram um costume que alguns países europeus adotavam para se praticar no sábado anterior ao Domingo da Septuagésima, quando, pelo calendário antigo (hoje preservado na forma extraordinária do rito romano), despediam-se da palavra “aleluia”, retomada depois só na Vigília Pascal. Para quem usa o calendário novo, ou seja, a forma ordinária do rito romano, essa despedida se dá na Terça-feira de Carnaval, dado que, sem Septuagésima, o aleluia só se encerra na Quaresma.

Não é um ato litúrgico, uma celebração litúrgica, mas uma devoção. Ainda assim, guarda muita conexão com a liturgia, como devem ser os atos devocionais (culto privado inspirado ou iluminado pelo culto público, evitando-se tanto a dicotomia piedade X liturgia, quanto o erro do liturgicismo em extirpar as devoções populares em nome de uma falsa compreensão da liturgia).

Aqui em casa, estamos adotando um jantar especial para nos despedirmos do aleluia na Terça-feira de Carnaval, que nos ajudará a viver melhor a Quaresma iniciada na Quarta-feira de Cinzas. Mas não fazemos, por enquanto (por falta de quórum: apenas minha esposa, eu, e nossa filha de onze meses), o “enterro do aleluia”, como nas fotos abaixo.

A celebração devocional se deu antes da Missa, em um colégio católico dirigido pelos ex-anglicanos do Texas, EUA, ligado à Paróquia Anglican Use de Nossa Senhora da Expiação (Our Lady of Atonement). Aliás, a Missa, celebrada versus Deum, foi, como de costume, no uso anglicano.

Os alunos escreveram a palavra “aleluia” em bilhetes, e colocaram em um pequeno caixão. Após, esse caixão foi levado para o altar principal, onde, depois, foi celebrada a Santa Missa. Após a celebração eucarística, os alunos levaram o caixão com os “aleluias”, para um altar lateral em honra de Nossa Senhora, cantando, em gregoriano, o “Alleluia, dulce carmen”.

O caixão lá permanecerá até a Solene Vigília Pascal, quando será aberto durante o canto aleluiático próprio desta Missa.

image

image

image

 

Abaixo, fotos da Missa:

image

image

blog comments powered by Disqus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros