Nossos Parceiros

quarta-feira, 16 de março de 2011

Rito de Eleição, para os candidatos ao Ordinariato para ex-anglicanos

Uma das etapas do Rito de Iniciação Cristã de Adultos (RICA) foi celebrada em catedrais Inglaterra afora, para recepção de novos convertidos, entre os quais perto de 800 ex-anglicanos.

O RICA, sobre o qual escreveremos algum dia, é uma grande ferramenta implementada pela reforma litúrgica, que redescobriu as etapas de formação, com caráter ritual, aproveitando a Quaresma para formar os não-batizados e os batizados em outras confissões cristãs que queiram entrar na Igreja Católica. Nem todas as dioceses do mundo o aplicam, e temos a triste de notícia de algumas, inclusive no Brasil, tratam-no como apenas um diretório para a catequese, tirando sua dimensão litúrgica.

Embora facultativo, ele é um poderoso instrumento de mistagogia para os convertidos. Ao longo da Quaresma, várias celebrações, algumas delas fora da Missa, constituindo uma cerimônia a parte, vão iniciando os catecúmenos na doutrina e na oração da Igreja. A Entrega do Pai Nosso, o Rito da Eleição, etc. Tudo para culminar na Solene Vigília Pascal, com o Batismo, Crisma e Primeira Comunhão dos catecúmenos. No caso dos já batizados, apenas a Crisma e a Primeira Comunhão na Igreja.

Abaixo, uma foto do Rito da Eleição, primeira cerimônia do RICA, celebrado em Westminster:





blog comments powered by Disqus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros