Nossos Parceiros

domingo, 6 de março de 2011

Ordenação subdiaconal em rito armênio, em São Paulo, SP

As tradições litúrgicas católicas sempre denominaram as cerimônias pelas quais se concediam ministérios não-sacramentais de ordenações, ainda que não fossem, claro, o sacramento da Ordem. O sacramento só se concede na ordenação diaconal, na sacerdotal e na episcopal (sagração). As demais ordenações não são sacramentos, mas celebrações nas quais se conferem “ordens menores” (ainda que o subdiaconato, que não é sacramento, seja “ordem maior”).

A reforma de Paulo VI extinguiu o subdiaconato no rito romano e passou a denominar as ordens menores de ministérios, sendo que as ordenações menores foram chamadas de instituições. A intenção é louvável: evitar toda confusão das ordens menores e do subdiaconato com o sacramento da Ordem, e das ordenações que não são sacramento com as que são. Todavia, isso foi, de certa forma, uma rompimento com uma tradição ininterrupta de denominações de tais institutos quer no Ocidente, quer no Oriente.

Feito o parêntese, algumas fotos de uma ordenação subdiaconal entre os armênios católicos, aqui no Brasil. O rito armênio é ancestral, mas bebe em fontes bizantinas com alguma influência latina (vejam a mitra do Bispo, que, entretanto, é mais comprida do que a latina). Majoritariamente, é praticado por uma cismática e monofisita Igreja Armênia Apostólica, independente, pois, de Roma. Todavia, há uma vibrante e fiel parcela católica, conservando o rito armênio, e com patriarca próprio, submisso ao Papa. Eles mantém o subdiaconato e ainda chamam as instituições de ministérios de ordenações.

A presente cerimônia de ordenação/instituição, no contexto de uma Divina Liturgia (Missa) em rito armênio, foi celebrada no dia 9 de janeiro deste ano, na Catedral Armênia Católica de São Gregório, o Iluminador, em São Paulo, SP. O novo subdiácono se chama Fábio Silveira Wagner.

Eis as fotos, gentilmente cedidas pelo amigo e leitor Romman Werneck, que se encontram originalmente no blog do Movimento dos Amigos da Realeza de Cristo.

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

blog comments powered by Disqus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros