Nossos Parceiros

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Missa prelatícia, na forma extraordinária, em Bolonha, celebrada por seu Arcebispo

O Cardeal Cafarra, Arcebispo de Bolonha, celebrou a Missa “prelatícia”, i.e., uma Missa cantada por um Bispo, mas que não é pontifical, no rito tradicional. O fato se reveste de profundo significado, dado que não é um Prelado de fora que a celebra, mas o Ordinário do lugar, em sua própria Catedral!

Fotos do Messa in Latino.

Parabéns a Sua Eminência.

5 comentários:

  1. Qual o significado da casula sendo levantada na consagração?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Significa que o acolito faz a mesma função que simeao a ajudar Nosso Senhor a carregar a cruz.

      Excluir
  2. Como já tivemos oportunidade de dizer, nem tudo tem um significado. Algumas ações se fazem por tradição, outras por beleza. O caso do levantamento da casula tem origem nas grandes casulas góticas da Idade Média. Levantava-se sua barra para dar mais mobilidade ao celebrante que estava erguendo as oblatas.

    O costume permaneceu mesmo quando as góticas saíram de moda e entraram as "cavadas" casulas romanas.

    Hoje com a "volta" das góticas, mais necessário se faz seu levantamento.

    ResponderExcluir
  3. Corrige-me o sempre atento e solícito Pe. Almir, FSSP:

    "Ele diz que a missa prelatícia é uma simples missa cantada de bispo. Mas é inexato. A missa prelatícia é a forma da missa lida celebrada por um bispo. As fotos da missa do cardeal de Bologna indicam que houve incenso, que faltaram os capelães (que são de regra para uma missa prelatícia), etc. Celebrada foi uma missa cantada, como a fazem os padres, mas não deveriam os Bispos. Claro que estou contente com o acontecimento, mesmo porque tenho a culpa de dizer ao pároco que organizou a missa que na falta de condições fizessem uma missa cantada. Mas os comentários no site são inexatos. Além do mais, a missa não foi na catedral de Bologna. A missa prelatícia tem particularidades que a distinguem muito das outras formas de missa no rito antigo.

    Evidentemente foi um grande acontecimento para os fiéis de Bologna, e um grande benefício. Deus conserve o cardeal Cafarra!"

    Obrigado, reverendo padre!

    ResponderExcluir
  4. Rafael, ao que me consta a casula é levantada conforme passagem bíblica, em que a mulher com hemorragia toca nas vestes de Cristo e é curada. Ali, exatamente no momento da consagracao, nao sao as vestes litúrgicas do sacerdote que estao sendo tocadas e sim as vestes do próprio Cristo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros