Nossos Parceiros

terça-feira, 13 de abril de 2010

Dom Fernando Arêas Rifan apóia o Salvem a Liturgia!


O zeloso Bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, em Campos, RJ, que reúne os clérigos e fiéis católicos brasileiros particularmente afeitos à forma extraordinária do rito romano, apóia o nosso apostolado:




Gostaria de aqui expressar o meu apoio, elogio e dar minha bênção ao site "Salvem a Liturgia", coordenado pelo nosso amigo Dr. Rafael Vitola Brodbeck. Esse site vem a ser um precioso contributo à Igreja, com esclarecimentos sobre a noção verdadeira de Liturgia bem como advertências contra os muitos abusos litúrgicos, procurando assim dar sua modesta contribuição para sanar a crise na Igreja, lembrando-nos da célebre frase do então Cardeal Ratzinger, nosso querido Papa: "Estou convencido de que a crise da Igreja na qual hoje nos encontramos depende em grande parte do desmoronamento da liturgia" (La mia vita, Edizioni San Paolo, pág. 112 e 113).

A linha de fidelidade ao Magistério tem sido a nota característica desse site. Que Deus abençoe todos os seus colaboradores e visitantes.

+ Dom Fernando Arêas Rifan -
Bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney

5 comentários:

  1. Rafael,

    Fui visitar a Adm. Apostólica em Campos. Infalizmente, não pude conhecer D. Rifan, mas conheci grandes católicos e muitos sabiam da existência do blog 'Salvem a Liturgia'. Sei que não é muita coisa, mas este blog tem meu apoio tbm. Hahahahaha

    Um ótimo blog recebendo o apoio de um ótimo Bispo: D. Rifan.

    ResponderExcluir
  2. E que apoio, hem?

    Amém! Afinal a benção é para nós visitantes também. ;)

    ResponderExcluir
  3. É o Salvem a Liturgia se espandindo pelo Brasil afora! Amo muito esse blog e parabenizo o trabalho dos colaboradores.

    Agora com uma benção dessas, o inimigo saí correndo!

    Amém! Afinal a benção é para nós visitantes também. [ 2 ]

    ResponderExcluir
  4. Lembrando-nos também, de outra célebre frase do então Cardeal Joseph Ratzinger, nosso querido e amado Papa Bento XVI: “A liturgia não é um show, um espetáculo que necessite de diretores geniais e de atores de talentos. A liturgia não vive de surpresas ‘simpáticas’, de invenções ‘cativantes’, mas de repetições solenes. Não deve exprimir a atualidade e o seu efêmero, mas o mistério do Sagrado. Muito pensaram e disseram que a liturgia deve ser ‘feita’ por toda a comunidade para ser realmente sua. É um modo de ver que levou a avaliar o seu sucesso em termo de eficácia espetacular, de entretenimento . Desse modo, porém, terminou por dispersar o proprium litúrgico, que não deriva daquilo que nós fazemos, mas do fato de que acontece. Algo que nós todos juntos não podemos, de modo algum, fazer. Na liturgia age uma força, um poder que nem mesmo a Igreja inteira pode atribuir-se: o que nela se manifesta é o absolutamente Outro que, através da comunidade (que não é, portanto, dona, mas serva, mero instrumento), chega até nós”.
    Continua: “Para o católico, a liturgia é a Pátria comum, é a fonte mesma da sua identidade. Também por isso deve ser ‘predeterminada’, ‘imperturbável’, porque através do rito se manifesta a Santidade de Deus. Ao contrário, a revolta contra aquilo que foi chamado ‘a velha rigidez rublicista’, acusada de inibir a ‘criatividade’, arrastou também a liturgia ao vértice do ‘faça-você-mesmo’, banalizando-a, porque reduzindo-a à nossa medíocre medida”.
    - Do livro “A Fé em Crise?” – Pág 94 e 95).

    AMEM

    Paz e Bem!
    André

    ResponderExcluir
  5. Conheço O Dom Fernando Rifan, desde quando era seminarista, como também somos fidelenses(Nascidos em São Fidélis), concordo com sua opinião sobre " Salvem a Liturgia". Hoje, coordeno( uma equipe) do Terço dos Homens, na basílica Santa Teresinha-Tijuca,às Terça-Feira - 20 horas. Silmar Barrozo - 53 anos- Rio de Janeiro

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros