Nossos Parceiros

sábado, 10 de abril de 2010

Semana Santa no Brasil com dignidade, sacralidade e respeito às rubricas - XI (Celebração da Paixão do Senhor em Frederico Westphalen - RS)

Às 15hs, sob o profundo silêncio, adentrava a procissão na Catedral Santo Antonio de Frederico Westphalen, contou-se cerca de mais de 2 mil fieis, tendo que muitos ficarem do lado de fora da Catedral.


A Solene ação litúrgica da Sexta-feira da Paixão do Senhor foi presidida por S.E.R Dom Antonio Carlos, vemos no decorrer das fotos, as partes desta celebração: ao chegar diante do altar o bispo de prosta diante do altar, e por alguns instantes faz a oração silenciosa; depois da Catedral reza a oração do dia; a Proclamação da Paixão do Senhor toda cantada; a Oração Universal; o Senhor Bispo, faz a apresentação da cruz, e canta gradualmente em três tons, "Eis o lenho da cruz"; a adoração da cruz (vemos o Bispo adorar a cruz, despojado da casula, sem os sapatos e com a cabeça descoberta. E depois o rito da comunhão.







A entrada para a celebração feita em silêncio, a deposição da mitra, antes da vênia ao altar. Nota-se o mitriféro com a vimpa na cor litúrgica do dia.














O Bispo profere a homilia, sentado em um faldistório simples. Podemos notar também o uso da mitra branca adamascada ou também chamada de mitra simples.


















4 comentários:

  1. Sem. Wescley

    Bela celebração, muito digna!
    Você não teria como tirar umas fotos das vimpas da tua catedral? Estou querendo comprar pra minha paróquia e queria ver alguns modelos, nas fotos acima não dá para ver muito bem.

    Agradecido,
    Sidnei

    ResponderExcluir
  2. Sidnei, muito obrigado.

    Quanto as vimpas, posso até ver se faço isso, no entanto lhe falo que as da catedral mandei fazer aqui mesmo, são "como" um véu umeral, só que sem muitos adornos, e tbm não precisam ser tão compridos qto alguns véus. e como se ve pode ser de acordo com a cor liturgia do dia.

    Nesta postagem do Kairo sobre as vimpas, há outros modelos e já dá para se ver melhor.
    http://www.salvemaliturgia.com/2009/04/vimpas.html

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Wescley

    Com certeza se conseguires as fotos ajudaria a mim e a muitos. Precisaria principalmente fotos das costas da vimpa, do alamar... Talvez até possas aproveitar a oportunidade para fotografar outros paramentos como o gremial e outros que achares oportuno. Com certeza a sacristia de uma catedral tem muitos tesouros escondidos em seus armários, adoro visitar sacristias, sobretudo de igrejas mais antigas.
    O primeiro orçamento que recebi, me desanimou: R$ 250,00 a vimpa de tecido Shantung, com alamar e uma fita italiana nas costas para ornamento. Considerando que se precisa de 2 em cada celebração e que são 4 cores lit´rugicas, fica muito caro.

    Abraço,
    Sidnei

    ResponderExcluir
  4. Parabéns aos organizadores do site!
    Me alegrei muito ao encontrá-lo, um site onde podemos deslumbrar a "verdadeira liturgia".
    Excelente links para música sacra e gregoriana. Sem dúvida, referência para quem deseja e ama a tradição milenar da Esposa de Cristo - a Santa Mãe Igreja Católica Apostólica Romana.
    Forte abraço e fiquem na Paz do Senhor Ressucitado.
    Mário Reinaldo de Oliveira Jr
    Ir Estevão OBL OSB - Oblato Beneditino Abadia Maria Mãe do Cristo - Ordem Beneditina do Brasil
    Caxambu - MG

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros