Nossos Parceiros

quinta-feira, 1 de julho de 2010

O Preciossíssimo Sangue de Cristo

Embora não conste mais no calendário novo, a data é tradicional para relembrarmos, com Missa votiva (ou, no calendário antigo, com a festa própria de I classe), o Sangue de Nosso Redentor. Com o texto abaixo, tirado da Seleta de Orações, damos nossa contribuição à piedade de nossos leitores:


1º de julho Mês dedicado ao Sangue de Cristo

Instituída em 1849 pelo Papa Pio IX em ação de graças pela vitória alcançada pelos exércitos franceses e pontifícios sobre a revolução, que expulsara de Roma o Pontífice, a festa do Preciosíssimo Sangue foi elevada a rito duplo de 1ª classe por Pio XI, por ocasião de ocorrência do 1900º aniversário da morte do Salvador.

Deixando de parte as circunstâncias particulares que motivaram a instituição da festa, a liturgia dela recorda-nos, sobretudo as graças de que somos devedores ao Preciosíssimo Sangue do Redentor. Para além da tragédia do Calvário e o golpe da lança que varou o lado de Jesus, procura fazer-nos compreender, sobretudo o alcance que todo esse mistério dom Deus padecente envolve sobre a salvação das nossas almas.

Com profundo sentimento de ação de graças, rendemos de veneração e de amor ao Sangue Preciosíssimo de Jesus, que o sacerdote oferece a Deus no altar.

Hino

Regurgitam de cânticos as praças e as ruas e a alegria fulgura como o sol na fronte de todos. E vós, anciãos e crianças, saí em cortejo à rubra claridade dos trandões. Amém.

Na presença do Sangue que Jesus Cristo, cravado na Cruz, derramou por inumeráveis feridas, saibamos que fica bem ao menos, pensar nEle com lágrimas.

O velho Adão, com o seu crime, tinha inoculado a morte no coração do homem. Porém a inocência e o extremado amor do novo Adão lhe restituem a vida.

Se o Pai supremo ouviu do alto dos Céus o grito do Filho na agonia, certamente que Se deixou aplacar e nos deu o Seu perdão.

Quem banhar as vestes neste Sangue apagar-lhes-á toda a mancha. E ficará tão formoso na púrpura das cores que igualará os anjos e aprazerá ao Rei.

Que ninguém se extravie do caminho reto. É preciso tocar na meta final, onde Deus, que nos ajuda com a Sua graça, espera por nós com a coroa dos vencedores.

Sede pois propício, ó Pai onipotente, e recebei lá no alto dos Céus os que remistes com o Sangue do Vosso Filho e constantemente confortais com o Vosso Espírito de paz. Amém.

V. Resgataste-nos, Senhor, com o Vosso Sangue.
R. E fizestes de nós um reino para o Nosso Deus.

blog comments powered by Disqus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros