Nossos Parceiros

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Acompanhe, ao vivo, a Missa In Coena Domini, com o Papa, direto de Roma (com atualizações de fotos!)

Clique neste link para assistir, via EWTN, a Missa In Coena Domini, celebrada pelo Papa Bento XVI, na Basílica de São João de Latrão, a Catedral de Roma.

Algumas fotos, a que estamos dando updates, conforme se passa a Missa:




A incensação do altar.






O Papa em sua Cátedra.


O Glória, interrompido na Quaresma, volta a soar...






A segunda leitura em grego, cantada por um subdiácono de rito bizantino. Nos ritos orientais, como também no rito romano tradicional, hoje forma extraordinária, a leitura anterior ao Evangelho era, nas Missas Solenes, cantada por um subdiácono, não por um leigo.


Os diáconos de rito romano e rito bizantino proclamarão o Evangelho duas vezes. Uma em latim, outra em grego. Isso é próprio da Missa Pontifical celebrada pelo Papa, e foi mantido na reforma litúrgica de Paulo VI.


O diácono romano canta o Evangelho em latim.


O diácono bizantino canta o Evangelho em grego.







A homilia.

O lava-pés.













Hoc est enim Corpus meum.

Comunhão dada sobre a língua e com o fiel de joelhos.

Procissão ao altar da reposição, também chamado "monumento".






















2 comentários:

  1. acompanhei esta celebração pelosa meios de comunicação.
    alguns pontos que quero discutir:
    * rito do lava-pes: notei que enquanto aqui no brasil alguns padres (e bispos), enfim o presidente da celebraçao ao retirarem a casula tambem retiram a estola enquanto outros nao,ficam somente com a estola. nao percebi se o papa estava com ou sem a estola.
    * tambem no brasil se cingem de uma "toalha", enquanto que no vaticano parece-me que é um avental.
    * infelizmente notei que o papa nao BEIJAVA os pes dos padres (apostolos) apos lava-los. faltou essa simbologia ao santo padre. sera que ele esqueceu, ou teve algum tipo de nojo ou o que?
    *por fim nessa celebraçao sao consagradas muitas especies para esse dia e a sexta feira santa onde é celebrada a liturgia da paixao - liturgia SEM missa, portanto sem consagraçao de novas especies. pois bem so foi levada pelo papa em transladaçao para a capela da reposiçao uma unica ambula .... e onde foram levadas as outras,ja que nao cabem muitas especies em uma unica ambula????
    espero respostas ate mesmo pelo meu email, que é
    jajuninhoptk@hotmail.com
    agradeço e aguardo respostas

    ResponderExcluir
  2. "* tambem no brasil se cingem de uma "toalha", enquanto que no vaticano parece-me que é um avental."

    O "avental" chama-se gremial, e é um paramento previsto no Cerimonial dos Bispos, para a Missa, e no Pontifical Romano, para outras cerimônias.

    "infelizmente notei que o papa nao BEIJAVA os pes dos padres (apostolos) apos lava-los. faltou essa simbologia ao santo padre. sera que ele esqueceu, ou teve algum tipo de nojo ou o que?"

    Chega a ser ridículo acusar o Papa de ter nojo! Isso é leviano da tua parte!

    Acontece que o beijo nos pés NÃO está previsto!

    "por fim nessa celebraçao sao consagradas muitas especies para esse dia e a sexta feira santa onde é celebrada a liturgia da paixao - liturgia SEM missa, portanto sem consagraçao de novas especies. pois bem so foi levada pelo papa em transladaçao para a capela da reposiçao uma unica ambula .... e onde foram levadas as outras,ja que nao cabem muitas especies em uma unica ambula????"

    Ora, de certo já há outras espécies consagradas nos demais sacrários da IMENSA Basílica de São Pedro, que possui inúmeras capelas.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros