Nossos Parceiros

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Povo meu, que te fiz eu?

A Liturgia da Sexta-feira Santa faz uso de certos momentos de silêncio, e, sem dúvida, este é um dia de silêncio. Mesmo assim, a própria Liturgia utiliza música; e acredito que tanto a audição como a execução de música neste dia, também fora da Liturgia, possa contribuir com a meditação a respeito da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Na função litúrgica em si existe um elemento específico da Sexta-feira Santa, os
Improperia. Seu texto se baseia no terceiro versículo do sexto capítulo do livro de Miqueias:
Povo meu, que te fiz, ou em que te contristei? Responde-me.

Sucessivamente os versos se alternam com o canto do
Trisagion, em sua única aparição na Liturgia do Rito Romano. Abundantemente utilizado em outros ritos, o Trisagion deve seu nome à tripla invocação do Senhor:
Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós.

Atualmente numerosos católicos de Rito Romano conhecem esta prece devido à devoção do Terço da Misericórdia. Esta bela oração termina com a tríplice recitação do
Trisagion adicionado da expressão ...e do mundo inteiro.

Os
Improperia, como disse, começam com as palavras Povo meu (...). Em virtude das suas duas primeiras palavras, em latim é conhecido também como Popule meus:
Popule meus, quid feci tibi? Responde mihi.

Este comovente texto, além de existir em gregoriano, foi também musicado por vários compositores. Pensando novamente no padre Tomás Luís de Victoria (1548-1611), ouviremos sua composição para o
Popule meus adicionado do Trisagion. Escrito para quatro vozes, é tocado e cantado no vídeo (abaixo da partitura que segue) pelo Grupo Elegía e pelo Coral Santa Teresa.


Victoria: Popule meus – Grupo Elegía e Coral Santa Teresa



Quando a música da Missa, ao menos, está em latim, o
Trisagion utiliza, além do próprio latim, o grego. Grego e latim se alternam, nesta ordem.
Hagios o Theós - Sanctus Deus. Hagios Ischyrós - Sanctus Fortis. Hagios Athánatos, eléison hymas - Sanctus Immortalis, miserere nobis.

Na partitura gregoriana:

O leitor pode ouvir o
Popule meus, com o Trisagion, e também as outras peças gregorianas da Sexta-feira Santa, todos cantados pelos monges do Mosteiro de São Bento de São Paulo, neste site:
http://www.christusrex.org/www2/cantgreg/feria_sexta_in_passione_domini.html

Convido os amigos leitores a clicarem no link e usufruírem destas gravações como auxílio em sua meditação da morte do Senhor. O silêncio da data não será quebrado pela música; antes, sua audição ajudará na oração e na meditação deste dia central da Fé Verdadeira.
blog comments powered by Disqus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros