Nossos Parceiros

domingo, 4 de abril de 2010

Alleluia

Cristo ressuscitou, Alleluia!

No meu post sobre a Aclamação antes do Evangelho, deixei de postar aleluias por ainda estarmos, então, na Quaresma. Agora, já o Tempo Pascal, vamos ouvir alguns!

O primeiro deles é o Alleluia do Décimo-terceiro Domingo do Tempo Comum (Rito Ordinário, "de Paulo VI") ou do Sétimo Domingo depois de Pentecostes (Rito Extraordinário).

A gravação foi feita durante uma Santa Missa no XIX Colóquio de Música Sacra da Associação Americana de Música Eclesiástica (CMAA) em 28 de Junho de 2009. O grupo é dirigido pela professora Arlene Oost-Zinner, e o versículo é cantado pela solista Mary Ann Carr Wilson. Um interesse adicional do vídeo é trazer a partitura. Não deixem de assistir.




No próximo vídeo, o professor Giovanni Vianini canta o Alleluia Pascha Nostrum, da Santa Missa do Domingo de Páscoa. O versículo toma seu texto de 1Cor 5, 7 - Cristo, nossa Páscoa, foi imolado.




A Liturgia do Domingo de Páscoa apresenta a particularidade de, logo depois do Alleluia, mas antes do Evangelho, ter uma Seqüência. Às vezes ela é cantada antes do Alleluia. Veremos isto em breve, num texto só a respeito dela.

No Domingo de Páscoa a seqüência é Victimæ Paschali Laudes, cantada aqui pela Schola Gregoriana Mediolanensis, dirigida pelo professor Giovanni Vianini.

2 comentários:

  1. O primeiro vídeo daria um ótimo tutorial de gregoriano se a partitura fosse acendendo conforme é cantada.

    Muito bom o post. Pena que gregoriano ainda causa medo na maioria das equipes de canto do Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Guilherme: sem dúvida seria ótimo, vou até procurar saber se já não existe algo desse tipo.

    E, infelizmente, o canto gregoriano causa medo e, pior, desinteresse em algumas pessoas. Entretanto, acredito que o gregoriano possua, em si mesmo, as características suficientes para causar interesse nas pessoas sem que se tenha que lembrar, mais uma entre tantas vezes, de que ele é indicado pela Igreja como a sua música litúrgica.

    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Parceiros